Pedal da Saúde Mental de Aparecida reforça importância do esporte na prevenção ao suicídio

Por Rafael Freitas

5 de setembro de 2022

Por Rafael Freitas

5 de setembro de 2022


Foto: Caudivino Antunes

Mais 50 ciclistas realizaram na manhã deste domingo, 4, um passeio ciclístico em alusão a mobilização do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.  Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e várias ações serão desenvolvidas durante o mês.

O “Pedal da Saúde Mental” neste domingo foi realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III Bem Me Quer, localizado no Residencial Anhembi.  Foram quase 10km de passeio ciclístico, com apoio de agentes de trânsito do município.

O diretor do Caps, Fernando Assunção, destacou a importância da mobilização.  “Estamos promovendo esse pedal por uma boa causa, que é a prevenção ao suicídio.  Todos nós devemos atuar na conscientização e na valorização da vida, e como a atividade física é importante para a saúde mental, esse passeio ciclístico é para chamar a atenção da comunidade para os cuidados com a saúde mental”, afirmou.

Janine Santos é ciclista e afirma que pedalar ajudou ela a eliminar sintomas de estresse e ansiedade. “O pedal ajuda principalmente as pessoas com ansiedade e irritabilidade. Eu passei por alguns momentos difíceis, comecei a pedalar e me ajudou bastante. Não só para mim, mas todas as pessoas que eu converso fala isso. É um meio também de fazer novas amizades e ter contato com a natureza”, afirmou.

A coordenadora de Saúde Mental de Aparecida, Carolina Sartori, ressaltou que a mobilização do Setembro Amarelo reforça as ações de saúde e ajuda humanitária no município. “O suicídio é um problema de saúde, com impactos na sociedade como um todo. Nossa atenção à prevenção é ainda mais importante depois de dois anos de pandemia, com muitos fatores de risco para o suicídio. Portanto, temos que orientar a nossa população sobre os cuidados com a saúde mental”.

Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que uma a cada cem mortes no mundo ocorrem por suicídio. Os dados foram divulgados em 2021 e são referentes a 2019. O dia 10 de setembro é lembrado como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e foi criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Confira o cronograma de atividades do Setembro Amarelo em Aparecida:

9 de setembro: Ação na UBS Santa Luzia;

12 de setembro, 10h: Roda de conversa “Você não está sozinho” no Caps AD III Infanto Juvenil com as psicólogas Cristiane e Daniela;

16 de setembro: Dia D Setembro Amarelo:
9h: Blitz no semáforo da Avenida Jataí;
Caminhada da Avenida Jataí até a Praça Céu das Artes no Parque Famboyant;
Exposição de curta metragem produzido por usuários do Caps AD III Infanto Juvenil sobre Saúde mental;
Palestra com dra. Priscilla e estagiários de medicina;
Oficinas de auriculoterapia e rodas de música;
Lanche comunitário;

23 de setembro, 9h30: Ação no Colégio Estadual Santa Luzia;

28 de setembro, 7h: Caminhada da Saúde Mental no Caps Bem Me Quer;

30 de setembro: Ação no Colégio Estadual João Barbosa.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)