Pelo 3º ano, Aparecida será parceira da Jornada da Cidadania

Foto: Ana Paula Moreira - Secom

O evento, idealizado pela PUC Goiás, será realizado entre do dia 23 a 25 de agosto deste ano.

Aparecida de Goiânia, 22 de maio de 2015 – O prefeito Maguito Vilela, recebeu na manhã desta sexta-feira, 22, uma comitiva da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás liderada pela vice-reitora, Olga Izilda Ronchi, e docentes da instituição. Durante a reunião, Prefeitura e PUC Goiás firmaram parceria na realização da Jornada da Cidadania que acontecerá do dia 23 a 25 de agosto deste ano. “Viemos renovar o convite à Prefeitura de Aparecida, que é nossa parceira desde a edição primeira edição, em 2013. Esse ano é uma parceria reforçada porque o evento será realizado na divisa entre os municípios de Goiania e Aparecida, o que poe influenciar numa maior participação de aparecidenses”, destacou a vice-reitora.

A Jornada da Cidadania será realizada no Campus 2 da PUC Goiás, no setor Jardim Mariliza, na divisa com a cidade de Aparecida e a capital. Segundo a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil e coordenadora do evento, Marcia de Alencar Santa, a participação da Prefeitura é fundamental para que a PUC possa aumentar a oferta de serviços e atendimentos na Jornada. “Fizemos um levantamento inicial de algumas secretarias que podem nos ajudar com a demanda imediata. Mas todas as outras podem oferecer seus serviços também”, salientou Marcia.

A Prefeitura de Aparecida por meio das secretarias de Assistência Social, Comunicação, Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Trabalho participarão mais uma vez desta edição. Serão oferecidos serviços de vacinação, odontológico, aferição de pressão, orientação e encaminhamento no mercado de trabalho, emissão de carteiras de trabalho e apresentações de grupos artísticos e culturais da cidade. Além disso, a Prefeitura irá contribuir com a confecção de camisetas, transporte para que os alunos das escolas municipais possam participar do evento, distribuição de mudas, atividadades esportivas e outros.

A PUC Goiás entregou ao prefeito Maguito e aos secretários responsáveis a proposta solicitando a colaboração das principais secretarias que contribuirão com atendimentos gratuitos à população, inclusive a mobilização dos aparecidenses. “A PUC tem história e tradição, nós da Prefeitura de Aparecida temos satisfação em ser parceiro dessa iniciativa pelo exemplo de cidadania”, disse Maguito, garantindo o apoio da atual gestão municipal.

Segundo o secretário de Educação, Domingos Pereira, as secretarias vão se mobilizar para oferecer os serviços que a população precisa. “Cada secretaria vai fazer o possível para atender, em forma de serviços, todas às solicitações feitas pela PUC para beneficiar as pessoas que vão ao evento e, principalmente, aquelas que dependem dos serviços gratuitos”, acrescentou o secretário de Educação, Domingos Pereira.

O EVENTO – A Jornada da Cidadania está na sua 3° edição, sendo que outras edições já eram realizadas pela PUC, mas o evento recebia anteriormente o nome de Semana de Cultura e Cidadania, e desde 2013 passou a se chamar Jornada da Cidadania. O evento já realizou, em todas suas edições, mais de 1,2 milhões de atendimentos, envolvendo 5 mil pessoas e voluntários.

O objetivo principal é disponibilizar à população serviços na área jurídica, saúde, consultoria de negócios e empreendimentos  cursos de formação de professores, mostra de ciência e tecnologia, atividades culturais, debates sobre meio ambiente, minicursos, oficinas entre outros serviços. Além da Prefeitura de Aparecida, a PUC Goiás conta também com a parceria de outras entidades e administrações públicas.