Período de matrículas para novatos segue até o dia 14

Foto: Arquivo Secom

Aparecida de Goiânia, 04 de janeiro de 2017 – Começou nesta quarta-feira, 04 e segue até o dia 14 de janeiro, o período de matrículas para alunos novatos da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia. Ao todo foram disponibilizadas 13.547 vagas nas 88 unidades escolares do município – 59 escolas e 29 cmeis. As vagas foram distribuídas em 10.879 para o ensino fundamental e 2.688 para a educação infantil. As inscrições são feitas pelo telefone 0800 607 0040 ou pelo site da prefeitura www.aparecida.go.gov.br, clicando no banner “Telematrícula e Matrícula online 2016” que aparecerá no topo da página, das 8h às 21h. Após o período estipulado para a inscrição, os pais ou responsáveis deverão efetivar a matrícula diretamente na unidade escolar escolhida.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Selma Soares, como a demanda é grande, as vagas para a educação infantil foram preenchidas após poucas horas do início do processo de matrículas e que agora as crianças estão sendo inseridas no cadastro de reserva da Educação. “Neste ano disponibilizamos cerca de mil vagas a mais que no ano passado, isso porque temos 10 novos Centros de Municipais de Educação Infantil (Cmeis) que foram inauguradas no 2º semestre de 2016. Ao todo, neste início de 2017, a rede de ensino infantil contará com 30 unidades, pois o Cmei do Village Garavelo também está pronto e as vagas já estão disponíveis no sistema”, pontuou a superintendente.

Selma Soares explica que hoje a demanda em Aparecida por vagas na educação infantil, mas isso é um problema que afeta todas as cidades brasileiras, mas que o município vem trabalhando, desde a gestão anterior, para reduzir esse déficit com a construção de novas unidades e também parcerias com entidades filantrópicas. “Além das 23 instituições que temos convênios, para atender a alta demanda vamos procurar novas entidades para firmar parceria. Também vamos organizar as escolas municipais, que possuem salas ociosas, para atender crianças com mais de cinco anos. E temos ainda ois Cmeis do Retiro do Bosque e Pontal Sul que serão entregues no final do 1º semestre deste ano e o Cmei do Village Garavelo que também está com vagas abertas no sistema”, explicou.

Para ampliar ainda mais a oferta de vagas para a Educação Infantil a Secretaria Municipal de Educação está licitando mais 21 unidades no município que atende hoje mais de 10 mil crianças. “Desde 2009 a SME vem trabalhando para aumentar o número de Centros Municipais de Educação Infantil, tanto que das 29 unidades existentes hoje, 20 foram construídas e entregues nos últimos dois anos. Antes disso, a cidade contava com apenas nove unidades e que eram apenas creches. Cada unidade atende 120 crianças de seis meses a cinco anos, que recebem cinco refeições diárias, cuidado especial e a pré-alfabetização. O Cmei não é um depósito de crianças, pelo contrário, é o local que servirá de alicerce para a educação dos pequenos aparecidenses”, enfatizou Selma.

MATRÍCULAS

A SME reforça ainda que é importante ter em mãos os dados da criança que será matriculada para agilizar o atendimento. São necessários certidão de nascimento com nome completo da mãe e data exata de nascimento da criança, endereço completo. O sistema de matrícula é totalmente informatizado e encaminhará o aluno para a unidade mais próxima de sua casa. A unidade, no entanto, pode ser alterada pelo responsável, caso a unidade de preferência ainda possua vagas. “Por conta dos dados repassados às atendentes do 0800, pode ser que as ligações demorem um tempo para serem atendidas, mas informamos que as matrículas para o ensino fundamental e inserção no cadastro de reserva dos Cmeis, seguem até o dia 14 de janeiro e tem até o dia 20 para a confirmação da matrícula”, salientou a superintendente.

VETERANOS

Os alunos que já estudam na rede, e não desejam mudar de unidade, tiveram a matrícula realizada automaticamente, ao final do ano letivo de 2016. Quem solicitou transferência de unidade, no entanto, também deverá acessar o sistema online ou de teleatendimento para fazer uma nova solicitação de vaga. Para isso, o responsável deve ter em mãos, além dos dados já mencionados, o documento de encaminhamento emitido pela unidade antiga do aluno. É importante lembrar que, após o dia 14 de janeiro, a solicitação de vagas não poderá mais ser realizada por telefone, apenas pelo site. No caso do Ensino Fundamental, o encaminhamento é imediato, já que atualmente as vagas são superiores à demanda. Para os Cmeis, o encaminhamento é gradativo, à medida que surgirem vagas, seguindo a ordem de inscrição das crianças no cadastro de reservas e a faixa etária.