Petis de Aparecida recebem mil itens esportivos

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 12 de maio de 2014 – O vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Ozair  José (PT), realizou na tarde desta terça-feira (12) a entrega simbólica de mil itens esportivos para as crianças que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no município. A ação – que aconteceu no CEU das Artes no setor Cidade Vera Cruz 2 – foi uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social. “Este material dará um novo ânimo para todos os trabalhadores que fazem parte da equipe – conta o secretário de Assistência Social, José de Ribamar.

“A Secretaria de Assistência Social tem uma enorme demanda e sabemos o quanto é importante todo tipo de ajuda. A união de esforços, como esta que está acontecendo agora, é essencial para termos êxito. Toda criança tem o direito de ser criança e nós temos a obrigação de proporcionar todas as condições para isto. O esporte é muito importante para podermos proporcionar qualidade de vida à nossa crianças no que se refere ao lazer. Por isto nenhum esforço neste sentido é em vão” – conta Ozair José.

Os kits esportivos que estão sendo distribuídos nas 10 unidades do PETI de Aparecida contém bolas de futebol, vôlei, basquete e handebol; tabuleiros de xadrez; jogos de quebra-cabeça; petecas; cordas e demais jogos lúdicos e psicopedagogos. “É muito gratificante poder proporcionar esta alegria à criançada. O esporte é uma das melhores ferramentas de combate ao problema das drogas, uma oportunidade de vida e também de lazer” – conta o coordenador geral do programa no município, Thiago Gil Gomes.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é resultado de uma iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. O projeto, desenvolvido no município, prevê o reforço das ações de fiscalização, acompanhamento das famílias com aplicação de medidas protetivas, articuladas com Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos Tutelares.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Mendanha (PMDB)e do vereador Vencerlino Amendoim (PSL). E também estiveram presentes os secretários Ralph Vicente, (Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Turismo) e Mário Vilela (Infraestrutura); o presidente do AparecidaPrev, Eli de Faria, o diretor de Promoção das Pessoas com Deficiência de Aparecida, José Fernando da Silva; o superintendente de Indústria e Comércio, Ronnie Barbosa e o superintendente de Segurança Alimentar, Geziel Alves.