Plano Plurianual de Aparecida será implantado a partir de 1º de janeiro

Por Elzenúbia Moreira

18 de dezembro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Ao longo de quatro anos, cerca de R$5 bilhões serão investidos na execução de 116 projetos

A Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle, por meio da Coordenadoria de Orçamento, se reuniu nesta segunda-feira, 18, com o prefeito Gustavo Mendanha e secretários municipais para apresentar o Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura de Aparecida. O planejamento, que será executado de 2018 a 2021, entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro.

O PPA, elaborado durante o ano de 2017, é um documento criado para orientar a Administração Pública na execução das obras e ações que serão executadas no munícipio no próximo quadriênio. Nele são identificadas as prioridades, as metas, diretrizes e objetivos do atual governo.

Para Gustavo Mendanha, uma gestão que planeja apresenta grandes resultados além de gerar economia. “Quandos os recursos são aplicados de maneira correta, mais obras poderão executadas e, assim, mais benefícios chegam à população. E menos recursos são gastos de maneira equivocada”, salientou o prefeito que afirmou que trabalhar com todas as secretarias e superintendências reunidas promove uma gestão colaborativa e participativa.

A redução de programas é a novidade do PPA 2018-2021. O planejamento anterior contava com cerca de 60 programas e o atual com apenas 12 que são resultados das adequações das demandas de cada pasta e que o município tem condições efetivas de executar. “Adotamos um novo modelo, uma gestão matricial, onde as 22 pastas e o AparecidaPrev passam a interagir de forma cooperativa, potencializando o uso do recurso público e  maiores resultados”, ressaltou o secretário de Transparência, Fiscalização e Controle Einstein Paniago.

“Vamos iniciar em 2018 um novo ciclo de planejamento com a implantação do PPA que elaboramos ao longo de 2017. São 116 ações agregadas nestes 12 programas que, por sua vez, são agregadas em quatro eixos, sendo três finalísticos e um de gestão. Os programas abordam todos os compromissos feitos durante a campanha pelo prefeito Gustavo Mendanha dentro de uma formatação técnica”, ressaltou ainda o secretário da pasta.

Para execução dos projetos serão investidos aproximadamente R$ 5 bilhões em quatro anos. Para Einstein Paniago é a população que vai colher os bons resultados das ações que serão executadas nos próximos anos. “Vamos ter uma cidade efetivamente inteligente, mais segura, mais humana, transparente, com saúde, lazer, educação, cultura e que valoriza as pessoas”, destacou o secretário.

Participaram também da reunião o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, a primeira-dama e secretária de Assistência Social (Mayara Mendanha), os secretários Ozair José (Desenvolvimento Econômico); Adriano Montovani (Trabalho, Emprego e Renda), Max Menezes (Desenvolvimento Urbano), Ricardo Teixeira (Articulação Política), Raul Coutinho (Planejamento e Regulação Urbana), Gefferson Aragão (Esporte, Lazer e Juventude), Cleomar Rocha (Ciência, Tecnologia e Inovação), Ezízio Barbosa (Meio Ambiente), Jório Rios (Administração), Afonso Boaventura (Casa Civil), Edgar Tollini (Saúde), Mário Vilela (Infraestrutura),  Rodrigo Caldas (Educação e Cultura) e o procurador do município Fábio Camargo.