População de Aparecida ganhará novo Centro Cultural nos próximos meses

Por Rackel Vieira

2 de setembro de 2022

Foto: Caudivino Antunes

Espaço está em obras e irá oferecer uma série de atividades culturais à população como oficina de artesanato, artes de grafite, feiras gastronômicas, capoeira, forró da terceira idade, entre outras atividades

Aparecida de Goiânia é um município que investe em políticas de incentivo à cultura. A cidade conta com teatro próprio, escola de música, educação voltada no ensino de diversas artes, além de um calendário cultural que proporciona eventos variados. Para somar a esses projetos e fomentar ainda mais a cultura na cidade, os moradores vão ganhar o primeiro Centro Cultural.

Segundo o prefeito Vilmar Mariano, a criação de espaços culturais descentralizados é uma tendência da atual administração. “O Centro Cultural veio para complementar os nossos pontos de cultura já existentes espalhados por Aparecida. Essa é uma forma de valorizar a produção cultural local e democratizar o acesso à cultura para todos os aparecidenses”, destacou o gestor.

O espaço, situado na Avenida Dr. Pedro Ludovico Teixeira, no Jardim Riviera, deve ser inaugurado até outubro. A primeira etapa da obra está concluída e conta com 2,1 mil metros quadrados (m²) de área no total, sendo 80 m² de área construída. O complexo possui três banheiros, sendo que um é acessível, além de estacionamento. A segunda etapa, que está em obras, inclui a implantação de uma estrutura metálica com palco e iluminação para realização de apresentações culturais e outras atividades.

O local irá oferecer uma série de atividades culturais à população, como ensaios e eventos juninos, oficina de artesanato, artes de grafite, feiras gastronômicas, capoeira, forró da terceira idade e até mesmo aulas de zumba. A programação será realizada pela Secretaria Municipal de Cultura com o auxílio da própria população local, que poderá fazer sugestões e propor novas iniciativas, por meio da apresentação de projetos de produtores culturais locais.

O investimento total do Centro Cultural é de cerca de R$ 360 mil, sendo que R$ 300 mil são provenientes do Ministério do Turismo, por meio de emenda parlamentar, e R$ 60 mil contrapartida da Prefeitura. “Investir em cultura é investir na construção de cidadãos melhores. Quando se tem acesso à cultura, arte e atividades recreativas, as pessoas se sentem estimuladas, apresentam bem-estar, melhoram a autoestima, são inúmeros os benefícios”, frisou o secretário de Cultura, Érick Magalhães.