Posse de novos Guardas Municipais de Aparecida vai garantir mais segurança no município

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Efetivo da Guarda Municipal passa para 483 e terá mais uma regional

Aparecida de Goiânia, 11 de Dezembro de 2013 – “Garra, força e união, essas foram as armas fundamentais para os novos guardas do município. E é um orgulho imenso para mim, dar posse a esse novo efetivo”, discursou o prefeito Maguito Vilela (PMDB), na posse dos 250 convocados no último concurso realizado para Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia, realizado nesta quarta-feira, 11.

Para o secretário de Defesa Social e Guarda Civil Municipal, Sargento Cachoeira, a posse foi uma vitória para o município. “Esbarramos em muitas dificuldades para efetivar os novos concursados, mas enfim conseguimos. A demanda da cidade é grande, são escolas, unidades de saúde e diversos prédios públicos, praças, e todos precisam de vigilância. Por isso a nossa luta para dar posse aos 250 aprovados foi tão necessária”, enfatizou o secretário.

Com a posse dos novos guardas municipais, Aparecida passa a contar com um efetivo de 483 homens e mulheres que terão, como principal atribuição, zelar pelo patrimônio público, bens e serviços e servir a comunidade.

Os novos Guardas Civis Municipais se formaram na ultima sexta feira, dia 6, na Academia da Policia Militar.  Aprovados por concurso público, os novos formandos, passaram por um curso de formação que obedece a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e inclui aulas de o tiro, de defesa pessoal, entre outros, com um tempo total de 600 horas.

De acordo com o guarda municipal André Lúcio Sales da Silva, o curso foi bem completo e contou com o apoio de instrutores bem preparados, além de uma grande conquista. “O curso que realizado foi muito importante para adquirir o conhecimento necessário sobre a segurança publica municipal. Contamos com uma equipe preparada que pode nos passar todo conhecimento. Não posso deixar de falar que foi uma grande conquista, pois esperamos mais de ano para tomar posse, por problemas no Ministério, mas com o empenho do nosso secretário e principalmente do nosso Prefeito, conseguimos vencer”, frisou o guarda municipal Lúcio.

A corporação que contava com o efetivo de 232 Guardas Municipais, completou no mês de março deste ano 20 anos de existência e tem contribuído com a segurança pública para diminuir os índices de crimes no município, especificamente dos bens móveis e imóveis do Poder Municipal.

Para o Prefeito Maguito Vilela, apesar de ser de responsabilidade dos governos estadual e federal, o município tem feito sua parte para garantir segurança para a população. “Antes, Aparecida tinha altos índices de homicídios e violência, porém com o empenho da Guarda Municipal, esses índices tiveram grandes reduções. O diferencial da Guarda Municipal de Aparecida nessa gestão é devido a sua modernização”, afirmou o prefeito. Maguito ainda frisou a competência da corporação municipal, e disse que ela está preparada para usar armas para proteger o patrimônio municipal e tem tido um importante papel na diminuição da criminalidade da cidade.

“Assinamos também o plano de cargo e carreira destes profissionais. O projeto passa neste momento por análise da Procuradoria Geral do Município, que emitirá um parecer e com isso o Poder Executivo poderá enviar o documento, sob forma de Projeto de Lei, para ser apreciado pela Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia”, finalizou Maguito.

O evento contou com a presença do Deputado Estadual, Daniel Vilela (PMDB); do vice-prefeito, Ozair José (PT); do secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais; da Fazenda, Carlos Eduardo; de Regulação Urbana, Jório Rios; de Projeto e Captação de Recursos, Valéria Peterssen e de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior, além do presidente da Câmara Municipal, Gustavo Mendanha (PMDB) e demais vereadores.

CONCURSO – O concurso para ampliação do quadro de profissionais da Guarda Municipal foi aberto pela Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia em março de 2012, para preenchimento de 250 vagas, sendo 50 destinadas a mulheres. As provas foram realizadas no dia 06 de maio de 2012 e o Tribunal de Contas do Município (TCM) decretou a legalidade do concurso público em abril deste ano.

Mais Segurança- Visando a melhoria dos serviços prestados, Aparecida irá ganhar mais uma sede da Guarda Municipal, localizada na Avenida das Nações esquina com Avenida Brasil, no Parque das Nações. A inauguração da 5ª Regional da Guarda Civil Municipal de Aparecida será nesta quinta-feira, dia 12, às 9 horas, com a presença do prefeito Maguito Vilela, secretários e gestores municipais. A nova estrutura conta com salas de comando, supervisão e descanso, com duas viaturas e com o efetivo de 30 homens. A nova regional terá à frente o Comandante Santos.