Praça Cora Coralina é entregue a moradores do Jardim Boa Esperança e região

Por Lígia Mariani

28 de fevereiro de 2024

Foto: Bruno Moreira

Espaço foi construído em um local estratégico, às margens do Eixo Estruturante Leste-Oeste 1, em frente ao Fórum Vara de Família e Juizado Especiais Cíveis

O fim da tarde desta terça-feira, 27, foi marcado por comemorações no Setor Boa Esperança, em Aparecida de Goiânia. O prefeito Vilmar Mariano juntamente com a secretaria de Desenvolvimento Urbano, entregaram oficialmente a Praça Cora Coralina, localizada em frente ao Fórum Vara de Família e Juizado Especiais Cíveis na Avenida Atlântica. A solenidade de inauguração contou com a presença de juízes, lideranças municipais e da população.

“Mais um novo espaço de lazer e desta vez em um lugar estratégico, em frente ao Fórum do Jardim Boa Esperança. A obra embelezou a rua, o Fórum, tem estacionamento, pista de caminha e parque infantil. Uma praça completa para o uso e lazer dos moradores. O nosso foco sempre será o povo e seu bem-estar. Por isso temos levado praças para todos os bairros da cidade. Esta aqui foi construída em uma região importante da cidade, às margens do Eixo Estruturante Leste-Oeste 1, onde centenas de pessoas que residem no setor e região serão beneficiadas com o novo equipamento público”, enfatizou o prefeito Vilmar Mariano durante a entrega.

A praça tem área total de 6,4 mil metros quadrados (m²) e a obra foi custeada com recursos próprios do município. No local foram implantados 2,7 mil m² de grama esmeralda e pistas para caminhada e passeio em concreto usinado, academia ao ar livre, parquinho infantil, mesas e bancos para convivência em madeira, além de estacionamento com até 110 vagas para veículos. O espaço também é totalmente acessível para pessoas com deficiência e conta com iluminação de LED para garantir a segurança dos frequentadores durante a noite.

Representando o secretário da SDU, Davi Mendanha, o secretário executivo de Obras, José Ronaldo, falou sobre o número de praças entregues e em construção. “Estamos batendo o recorde em construção de praças e espaços de lazer e convivência para os moradores. Em Aparecida nunca se fez tanta praça. Em 1 ano e 6 meses fizemos 37 áreas de lazer. E não paramos por aqui. Para 2024 estamos projetando mais benefícios para o lazer dos moradores”, pontuou.

O espaço que beneficia moradores de toda a região com o lazer, também beneficiará o público que busca por algum serviço no Fórum. A juíza diretora do Fórum, Doutora Vanessa Rios Seabra, frisou a importância da praça para o prédio que abriga Varas de Família, Juizados Cíveis, Cejusc e Fazenda Pública. “Esta é uma demanda antiga do poder judiciário. Nesse fórum estão as varas que tratam mais diretamente com a população. As pessoas que por aqui passavam atrás de algum atendimento da justiça, agora encontra um local agradável para passar o tempo e estacionar seu carro. Antes aqui era só lama e poeira e sem lugar para estacionar. Obrigada prefeito pela sensibilidade e pela qualidade dessa praça”, enfatizou.

Para os vereadores representantes da região, Lelis Pereira e Fabio Ideal, o obra irá proporcionar um espaço de convivência e lazer para os moradores da região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. “É conforto e qualidade de vida para comunidade, não tenho dúvida. O senhor prometeu e cumpriu”, salientou Lelis. “É muito importante para mim participar desse momento, tanto como morador quanto vereador desse bairro. Que estrutura impecável”, completou Fabio Ideal.

Estrutura que a moradora do bairro, Viviane Nogueira disse que tinha que aplaudir de pé. “Estou encanta e muito feliz com essa obra. A gente sonhava muito com um espaço como este aqui no bairro. Final de tarde é maravilhoso estar aqui com meus filhos e vizinhos em um momento de lazer e conversa. É para aplaudir de pé”, brincou.

Homenagem à Cora Coralina

O nome de Cora Coralina é uma homenagem à poetisa goiana e as mulheres e cultura de Goiás. “Mais que uma homenagem a nossa poetisa, essa praça é uma homenagem a mulher brasileira. Cora Coralina tem grande importância e influência para os goianos. Considerada a “joia goiana”, é uma das maiores escritoras do Brasil servindo de referência para outras mulheres”, destacou Vilmar Mariano.

Pontos de lazer e convivência

A prefeitura de Aparecida tem investido tanto na infraestrutura, mobilidade, saúde e em educação quanto em lazer para os moradores. A gestão do prefeito Vilmar Mariano tem cuidado das pessoas com a construção de praças que garantem maior qualidade de vida.

Em 2023 a Prefeitura de Aparecida ultrapassou a marca de 140 novas praças de lazer e esportes inauguradas em toda a cidade. E para 2024 a previsão é ampliar ainda mais este número, levando o benefício a todos os bairros.

Presenças

Participaram também da solenidade de inauguração da Praça Cora Coralina, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, o Presidente da OAB Aparecida, Sebastiao Justos, os vereadores, Isaac Martins, Erivelton Contador, Hans Miller, Vercelino Amendoim, Arnaldo Leite, os secretários, Idelma Oliveira ( Educação), Divino Ajax (Articulação Metropolitana), Tia Deni (Secretaria da Mulher), Marlúcio Pereira (Habitação), Talles de Castro (Segurança Pública), Pollyana Oliveira (Governo), Marcos Alcântara (Cultura), Vanilson Bueno (Relações Institucionais) e Ozéias Laurentino (Comunicação)