Aparecida de Goiânia, 22 de fevereiro de 2013 – Além do combate intensivo e permanente contra o mosquito transmissor e do reforço no atendimento aos pacientes com os sintomas da dengue, a partir de hoje Aparecida conta com mais 34 leitos clínicos exclusivos para os casos da doença no Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa). A ala do hospital com os novos leitos foi inaugurada na manhã de hoje, 22, pelo prefeito Maguito Vilela, pelo governador Marconi Perillo e pelos secretários de Saúde de Aparecida, Paulo Rassi, e do Estado, Antônio Faleiros.
Na ocasião, o prefeito e o governador ressaltaram o esforço conjunto para deter a dengue e atender os enfermos. “Aparecida tem travado uma verdadeira guerra contra a dengue. Além da preocupação com o atendimento das pessoas que, infelizmente já contraíram a doença, realizamos ações de prevenção permanentes, com manejos e mutirões de limpeza que envolvem todas as secretarias da administração municipal”, frisou Maguito Vilela. Os leitos inaugurados, além dos 15 já existentes, são destinados aos quadros de agravamento da doença e estão distribuídos em apartamentos arejados com duas ou quatro camas, com os devidos aparatos de suporte e já prontos para serem ocupados.
“Não descansamos contra a dengue. Aliás, todo o universo da Saúde Pública é assim, requer planejamento e trabalho duro permanente. Queremos oferecer à população atendimentos ágeis, eficientes e humanizados, e esses novos leitos são mais uma conquista para Aparecida e também para todos os municípios que enviam seus pacientes para cá. Não basta combater a doença, é preciso cuidar bem de quem já está doente”, frisou o secretário Paulo Rassi.
A entrega dos novos leitos é parte do cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) e a estadual (SES) para a reativação do HUAPA. De acordo com a parceria firmada, o governo estadual continua administrando o hospital e deve garantir recursos para que a SMS forneça insumos e medicamentos para a unidade, além da contratação de profissionais e da manutenção dos equipamentos. A SES já fez um repasse de R$ 2,168 milhões e outros serão feitos em março e abril, totalizando R$ 6,169 milhões para abrir o HUAPA em toda sua capacidade. Segundo a SES, atualmente, o hospital atende somente a demanda ambulatorial.
MEDICAMENTOS – Desde a assinatura do TAC, a SMS tem normalizado gradativamente os estoques de medicamentos e insumos do HUAPA. Ontem, mais um caminhão de produtos contendo materiais para hemodiálise e 10.000 frascos de soro fisiológico para hidratação endovenosa (indispensável para os casos suspeitos de dengue), dentre outros, abasteceu o hospital.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)