Novas Unidades Básicas de Saúdes atenderão os setores Cândido de Queiroz, Jardim Riviera e Andrade Reis. Obras do Hospital Municipal começam já
Aparecida de Goiânia, 16 de setembro de 2014 – “Um hospital moderno, grande, que irá desafogar as unidades de saúde do município e será referência em todo o Estado”. Com essas palavras, o prefeito Maguito Vilela (PMDB), saudou o ministro da saúde, Arthur Chioro, que esteve em Aparecida nesta terça-feira, 16 e assinou a ordem de serviço para a construção do Hospital Municipal e mais 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “É uma conquista de todos os aparecidenses que contarão em breve com um espaço de qualidade e que irá atender diversas especialidades, casos de urgência, emergência e aliviar o atendimento em outras unidades”, destacou o prefeito.
Maguito enalteceu o Ministério da Saúde como o mais importante e com a maior receita do país e lembrou ainda a quantidade de obras que estão acontecendo em Aparecida com investimentos do Governo Federal. “Já entregamos sete Unidades Básicas de Saúde e hoje estamos inaugurando mais três. Além dessas, mais cinco UBSs e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão em construção e, junto com o ministro Chioro, assinamos a construção de mais 14 UBSs. É um dia muito feliz para Aparecida”, ressaltou.
O ministro Arthur Chioro garantiu que 80% dos casos atendidos nas UBS são resolvidos e falou da importância da construção de um sistema de saúde completo para os profissionais e a população. “Uma cidade do porte de Aparecida de Goiânia precisa contar com UBS, programa Mais Médicos, UPAs, SAMU e serviços especializados. A parceria entre a prefeitura do município e o Ministério da Saúde tem permitido oferecer essa estrutura às equipes de saúde, para trabalharem com qualidade e atender a população com dignidade”, disse o ministro.
Sobre o Hospital Municipal, que terá 220 leitos e investimento de R$63,8 milhões por parte do Ministério da Saúde, Chioro destacou que não se pode imaginar uma cidade com mais de 500 mil habitantes que não tenha retaguarda hospitalar no seu próprio território. “Em breve, com o Hospital Municipal, Aparecida de Goiânia ganhará autossuficiência e autonomia, garantindo que as pessoas sejam bem atendidas em seu próprio município”.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Paulo Rassi, a chegada do hospital não só irá desafetar o Huapa, mas também reforçará o compromisso da gestão com um serviço digno e de qualidade. “O Huapa não consegue suprir a demanda e não podemos deixar que o aparecidense saia da própria cidade para ser atendido na capital e, quase sempre, receber um serviço ruim. O Hospital Municipal de Aparecida é uma realidade e só foi possível com o afinco e a precisão do prefeito Maguito”, relatou.
O vereador Hélio Bom Sucesso, morador da região e responsável pela ressalva da área para a construção do Hospital Municipal, disse que a conquista é de todos os aparecidenses e relembrou o trabalho do ex-Secretário de Assuntos Federativos da Presidência, Olavo Noleto, que colaborou para que o hospital viesse para o município. “Aparecida está caminhando a passos largos e estamos chegando num patamar de dar inveja em outras cidades”. Também estiveram presentes no evento os vereadores João Antônio, Antônio Ribeiro, Almeidinha, Marconi Marinho, Eder do Skinão e o presidente da Câmara, Gustavo Mendanha.
Também estiveram presentes no evento os secretários José Ribamar Gomes de Souza (Assistência Social), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Rodrigo Gonzaga Caldas (Desenvolvimento Urbano), Domingos Pereira (Educação), Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda), Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), Ronnie Barbosa (Habitação), Marcos Alberto Luiz Campos (Indústria e Comércio), Raul Coutinho Neto (Licitação e Compras), Afonso Boaventura (Planejamento), Adriano Montovani (Trabalho, Emprego e Renda), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Valdemir Souto (SMTA), além do deputado federal Leandro Vilela (PMDB).
O Hospital – O novo hospital de Aparecida será edificado em uma área total de 17 mil metros quadrados no Bairro Cidade Vera Cruz 1, próximo ao Anel Viário. Ao todo terá 220 leitos, distribuídos em enfermarias para adultos divididas por sexo e infantil, sendo, três leitos ao máximo por enfermaria – todas com acomodações para acompanhantes, o dobro de leitos que o Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa), sob a gestão do governo estadual
Serão 90 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 20 leitos pediátricos, 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), 10 leitos de recuperação anestésica e 10 leitos de reanimação e observação. O Hospital Municipal possuirá área de pronto-atendimento; atendimento de urgência; área de apoio terapêutico; ambulatório, apoio diagnóstico, raio-x, eletrocardiografia, ultrassonografia, endoscopia, tomografia computadorizada, laboratório, apoio técnico e administrativo, apoio logístico, farmácia, serviço de nutrição e dietética, lactário, internação geral (adulta e pediátrica), e centro cirúrgico.
Inauguração de três UBSs e construção de mais 14 unidades – No mesmo ato, o ministro e o prefeito assinaram ordens de serviços para a construção de mais 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no município e inauguraram as UBSs dos setores Cândido de Queiroz, Jardim Riviera e Setor Andrade Reis. Para a construção das três unidades inauguradas, no total, foram repassados R$ 900 mil pelo Ministério da Saúde. Todas as UBS estão equipadas com consultórios médicos, odontológicos, farmácia e salas para curativos e vacinas.
Com a inauguração dessas três unidades, a administração do prefeito Maguito Vilela completa a inauguração de 10 UBSs. Mais cinco UBSs estão em construção e devem ser inauguradas nos próximos meses. Atualmente, Aparecida de Goiânia conta ainda com 333 agentes comunitários de saúde, 53 equipes de saúde da família e 11 equipes de saúde bucal.
UPAs – Além disso, a atual administração inaugurou, em 2012, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Doutor Cairo José Louzada, no Setor Brasicon, e neste momento está construindo mais duas UPAs, sendo uma no setor Buriti Sereno e outra no Parque Flamboyant. As duas UPAs devem ser inauguradas no início de 2015.
3 UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs) INAUGURADAS HOJE
Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândido de Queiróz
Unidade Básica de Saúde (UBS) Residencial Andrade Reis
Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Riviera
7 UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs) EM FUNCIONAMENTO
Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Veiga Jardim I
Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Alto Paraíso
Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Delfiore
Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Bandeirantes
Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Caraíbas
Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Retiro do Bosque
Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Olímpico
5 UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs) EM CONSTRUÇÃO
Unidade Básica de Saúde (UBS) Mansões Paraíso
Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Porto das Pedras
Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Buriti Sereno
Unidade Básica de Saúde (UBS) Independência Mansões
Unidade Básica de Saúde (UBS) Pontal Sul
ORDEM DE SERVIÇO PARA MAIS 14 UBSs
UBS Bairro Hilda
UBS Pontal Sul
UBS Parque Trindade
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Jardim Tiradentes
UBS Residencial Anhambi
UBS Garavelo Residencial Park
UBS Expansul
UBS Bairro Cardoso
UBS Chácara São Pedro
UBS Jardim Boa Esperança
UBS Rosa dos Ventos
UBS Campos Elisios
UBS Setor Santo André
1 UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) EM FUNCIONAMENTO
Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Dr. Cairo José Louzada – Setor Brasicon
2 UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) EM CONSTRUÇÃO
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Parque Flamboyant
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Setor Buriti Sereno
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)