Aparecida de Goiânia, 23 de novembro de 2016 – As entidades e associações ligadas aos povos de matizes africanas, promoveram um café da manhã especial na manhã desta quinta-feira, 24, em homenagem ao prefeito Maguito Vilela e à primeira-dama, Flávia Teles por todas as políticas públicas de afirmação e de combate à intolerância racial implementadas no município de Aparecida nos úlimos oito anos. O café também foi para lembrar o dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20.
“Se tem um país que não deveria de forma nenhuma pensar em discriminação é o Brasil. Os negros ajudaram a construir este país, por isso eles merecem todo o nosso respeito e, dessa forma, precisamos combater o racismo todos os dias. A maior potência mundial por exemplo, é governada por um negro. Aparecida tem trabalhado muito para atuar de forma firme por essa cultura que é tão importante”, salientou Maguito.
No cardápio foi servido as principais receitas oriundas das tradições africanas, como cuzcuz, tapioca, milho cozido, batata doce cozida, banana-da-terra cozida, pipoca, canjica, bolo de mandioca e outros. “Servimos várias daquelas “comidas de preto” que todo mundo adora”, pontuou a diretora deIgualdade Racial da Prefeitura de Aparecida, Sandra Regina Martins.
“Nosso objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. E nossa diretoria tem feito um trabalho de conscientização nas ecolas, em palestras, tudo com o maior apoio do nosso prefeito. Nada mais justo que homenagear, mesmo que de forma singela, um gestor como Maguito”, enfatizou Sandra.
O evento fez parte da comemoração ao Mês da Igualdade Racial no município de Aparecida e ao Dia Nacional da Consciência Negra (20/11). Também estiveram presentes na solenidade secretários, vereadores municipais e a próxima primeira-dama, Mayara Mendanha que junto com Flávia Teles, receberam uma escultura negra Africana.
DATA – O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil, no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data virou feriado no Brasil, embora não seja adotado em todos os locais – é feriado em 1.047 municípios brasileiros.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)