Prefeito e Reitor vistoriam obras da UFG em Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Iniciada as obras do campus próprio da Universidade Federal de Goiás em Aparecida. Investimento de R$ 18 milhões

Aparecida de Goiânia, 31 de agosto de 2015 – Acompanhados por estudantes, professores, engenheiros, técnicos, vereadores e secretários, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB) e o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Orlando Afonso Valle do Amaral visitaram o canteiro de obras do campus próprio da UFG que será edificado na região Leste do município, próximo ao futuro desvio da BR-153 e do Aeroporto Executivo.

“Esta é uma obra importante para o desenvolvimento educacional de Aparecida e a prefeitura vem cumprindo com o combinado no momento da destinação do campus para o município, que é a estruturação do acesso à universidade e apoio para a conquista de redes de energia, água e transporte coletivo. A pavimentação da via de acesso será feita em 2016 e a rede de energia já está sendo providenciada pela Celg em parceria conosco. Com relação ao transporte, assim que as atividades forem iniciadas, a CMTC garantiu que implantará uma linha até o campus”, pontuou o prefeito durante a visita.

No início das obras de implantação do campus da UFG cerca de 30 pessoas trabalham no local. A primeira parte da obra, orçada em R$ 18 milhões, conta com a construção de um prédio com seis pavimentos onde serão implantadas salas de aula, professores, diretoria, área de convivência, escadas, elevadores, pistas de caminhada e ciclovias, além de ser totalmente estruturada com relação à mobilidade dos alunos e professores. A área total possui 500 mil metros quadrados, onde futuramente serão construídos mais prédios e projetos de ensino.

“Estamos aqui fazendo história e concretizando um sonho tanto do prefeito quanto nosso que é o desenvolvimento da área educacional em Aparecida. A parceria entre a universidade, governo federal e prefeitura é essencial para que o projeto de expansão da UFG pelos municípios goianos seja uma realidade. Aparecida experimenta hoje um crescimento acelerado e a universidade contribuirá para aumentar ainda mais esse desenvolvimento”, sublinhou o reitor da UFG.

Além de assegurar a infraestrutura necessária para o bom andamento das obras, o reitor solicitou o apoio político do prefeito Maguito Vilela para assegurar os recursos financeiros no Orçamento da União para que a implantação da UFG em Aparecida continue nos próximos anos. “Solicitei uma audiência com o ministro da Educação e vamos juntos com reitor buscar os recursos necessários para que a implantação da UFG não sofra processo nenhuma interrupção”, afirmou Maguito.

O diretor do campus de Aparecida, professor Júlio César, explanou que no momento já estão em andamentos os cursos de Geologia, Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes, sendo este último, o primeiro ministrado em uma universidade federal no Brasil. “Há ainda outros dois cursos de engenharia que foram liberados para a implantação no Campus de Aparecida e estamos resolvendo quais serão. Usando a expressão comum na geologia o que vemos aqui hoje é um diamante que começa a ser lapidado”, salientou o professor. Os três cursos já em funcionamento são ministrados no campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG), enquanto as obras não são concluídas.

Para a aluna do curso de Engenharia de Produção, Bruna Ludmyla, de 19 anos e moradora de Aparecida, ter uma universidade federal perto de casa é muito bom. “Nossa expectativa ao ver essas obras é que elas sejam concluídas o quanto antes e tenhamos uma estrutura adequada para as aulas mais práticas do curso. Aqui sabemos que estaremos próximo ao aeroporto executivo, um bom espaço para nossos estágios”, contou a estudante.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Mendanha (PMDB), relembrou a origem da conquista da UFG para Aparecida. “Quando o então presidente Lula esteve em Aparecida para inaugurar um condomínio do Minha Casa Minha Vida, o prefeito Maguito Vilela solicitou o campus para o município e após conversas com o então ministro da Educação, Fernando Haddad, o pedido foi aceito e liberado. Como morador de Aparecida, participar dessa história nos enche de orgulho”, enfatizou o presidente.

PRESENÇAS – Participaram da visita técnica ao canteiro de obras do campus avançado da UFG, os doadores da área para a construção da universidade, Antenor Nogueira e Francisco Cunha Bastos; o vice-prefeito Ozair José (PT); a equipe técnica da UFG formada pelos professores Luiz Melo (Pró-Reitor de Graduação) e Carlito Lariucci (Pró-Reitoria de Administração e Finanças); os assessores da reitoria Sandra Mara e Tasso Leite; e os representantes do Centro de Gestão do Espaço Físico (CEGEF), Marco Antônio e Carolina Nakatani.

Além dos secretários municipais Euler Morais (Governo), Jório Rios (Administração), Ozeias Laurentino Júnior (Comunicação), Afonso Boaventura (Planejamento), Mário Vilela (Infraestrutura), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Cilene Alves (Regulação Urbana), Domingos Pereira (Educação), Fábio Camargo (Meio Ambiente) e Tarcísio dos Santos (Procuradoria). 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)