Prefeito e Secretário da Juventude lançam o ID Jovem em comemoração ao Dia Municipal da Juventude

Por Lígia Mariani

31 de agosto de 2017

Por Lígia Mariani

31 de agosto de 2017

Foto: Enio Medeiros

O Dia Municipal da Juventude teve programação especial em Aparecida de Goiânia. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 31, na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG). Com mais de 500 participantes entre jovens e autoridades municipais ligadas à movimentos jovens, a festa foi marcada por atrações culturais, esportivas e musicais durante toda a manhã e pelo lançamento do ID Jovem, um programa do Governo Federal  que garante meia-entrada para jovens em eventos esportivos, culturais e de entretenimento, além de passagens gratuitas em viagens interestaduais. Aparecida conta hoje com mais de 16 mil jovens entre 15 e 29 anos que estão aptos para emitir o documento no site da Secretaria Nacional da Juventude – juventude.gov.br.

O prefeito Gustavo Mendanha e o Secretário Nacional da Juventude , Assis Filho, destacaram a importância de ações públicas voltadas para os jovens. “O jovem hoje é nosso futuro e nosso presente e temos que cuidar bem dele. E aqui em Aparecida estamos fazendo uma gestão voltada para o esporte, lazer e atividades voltadas para o entretenimento dos jovens de Aparecida de Goiânia, pois essas ações os atraem e cada ação se traduz em qualidade de vida. E agora com o ID Jovem, a população desta faixa etária terá maior acesso à eventos culturais e assim ampliar seu conhecimento geral do mundo”, afirmou o prefeito assinando o decreto para o restabelecimento do Conselho Municipal de Juventude.

Segundo o secretario Nacional da Juventude, Assis Filho, o data é mais do que especial. “Com o ID Jovem vocês têm direito a quatro passagens interestaduais, duas gratuitas e duas com 50% de desconto, caso as duas passagens gratuitas já tenham sido concedidas a outros jovens”, explicou Assis Filho que estava acompanhado do  superintendente Estadual de Juventude de Goiás, Leonardo Felipe. O secretário abordou ainda o prazo de inscrições, que segue até o dia 10 de setembro, para o programa Estação Juventude. O programa oferece diversos serviços para promover a inclusão e emancipação dos jovens. São espaços espalhados pelo Brasil que têm o objetivo de ampliar acesso dos jovens às políticas públicas.

Para o secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Aparecida, Gefferson Aragão tirar as políticas públicas voltadas para os jovens do papel e colocá-las em prática é fundamental para promover um futuro melhor a todos. “Somente com ações concretas diminuiremos os números tão alarmantes que colocam os jovens entre os que mais morrem no país vítimas de homicídios, principalmente por envolvimento com o tráfico de drogas. E essas ações precisam estar alinhadas com todos, poder público e sociedade. Onde serão promovidas atividades esportivas, culturais e também de entretenimento para essa parcela da população ocupar a mente. O ID Jovem e o Estatuto da Juventude entrando em prática é o primeiro passo para a concretização deste processo de promoção do jovem”, sublinhou o gestor que estava acompanhado do secretário de Juventude do município, Hanléryo Arantes. “O esporte ajuda a manter nossa juventude longe das drogas e é muito bom ter vários atletas da nossa cidade aqui neste evento”, comemorou.

Homenagem – Durante a solenidade, uma homenagem especial ganhou destaque. O aluno Carlos Gabriel, que é autista e estuda na Escola Municipal Francisco Rafael Campos, entregou ao prefeito, uma placa em agradecimento com os dizeres: “Construir o futuro pra nossa juventude é importante, mas construir nossa juventude para o futuro é fundamental”. Visivelmente emocionado Gustavo agradeceu a todos. “Estou feliz em estar aqui com o presente e futuro do nosso País. É muito bom poder contribuir com o crescimento de uma juventude de bem e obrigada por essa homenagem, que respalda todo o trabalho que venho realizando em prol de Aparecida de Goiânia e de seu povo”, disse o prefeito.