Prefeito entrega certificados de cursos para recuperandos do Lapidando Tesouros em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 25 de Maio de 2016 – O prefeito Maguito Vilela participou na manhã desta quarta-feira, 25, da entrega de certificados para 15 alunos recuperandos do Projeto Recuperando Vidas Lapidando Tesouros, no setor Rosa dos Ventos, que realiza trabalho de recuperação e assistência para dependentes químicosdo município e capital.  Os cursos de psicultura, cerca, hortas que são  realizados na intituição, são resultado da parceria da prefeitura com a Federação Agricultura e Pecuária de Goiás,(FAEG),por meio do presidente José Mário Schreiner que também participou da solenidade. Maguito foi recebido com festa pelos recuperandos e garantiu apoio contínuo  ao projeto assistencial.

Na ocasião, Maguito lembrou sua infância humilde, quando trabalhava na roça, para ajudar a família. “Aprendi muitas coisas boas na roça, plantar, tirar leite, capinar. Tenho certeza de que qualquer uma dessas pessoas também pode ir além na vida, este projeto oferece uma oportunidade de aprendizado, aqui vocês são preparados para retornar ao mercado de trabalho uma vida social normal. É muito importante saber aproveitar o momento e o voto de confiança. Estão de parabéns pela perseverança e a conclusão de cada curso”, afirmou o prefeito.

O projeto Recuperando Vidas e Lapidando Tesouros promove assistência psicossocial, educacional e espiritual, visando o resgate da cidadania e a inserção social através da promoção humana e da busca por objetivos e metas pessoais e a promoção de valores cristãos.

“Nosso trabalho é apoiar pessoas e acompanhar na luta pela superação da dependência química e do alcoolismo. Os apoiados residem na casa, sem pagamento de mensalidades e recebem alimentação, nós não adotamos a ideia de que os internos tenham que sair às ruas para vender algum objeto para ajudar sua manutenção, aqui eles fazem atividades laborais, terapia ocupacional, cursos de capacitação e apoio espiritual. ”, pontuou o pastor Gildeon Nunes presidente da instituição.

“Mais de seis mil pessoas já passaram pela casa e receberam a ajuda necessária 80% continuam a aplicar no dia a dia o que aprendeu no Lapidando Tesouros, hoje são pais de família e profissionais competentes, 20% não conseguiram mas retornaram e receberam o apoio que precisava. O período de permanência na instituição são nove meses, é uma gestação”, concluiu o presidente pastor Gildeon.

A ideia de incentivar os internos a desenvolver tarefas como plantar, cultivar  zelar  do ambiente em que recebem o apoio e participarem das atividades traz benefícios transformadores para as  vidas, “ Antes vir para cá, eu fazia uso fo tabagismo há mais de 30 anos e da bebida alcoólica  há  oito, sem vida familiar nem social, o projeto, tem me ajudado nestes seis meses que aqui estou, quero poder levar para casa o que aprendi aqui como ser humana, e também vou fazer uma horta dessas no quintal da minha casa” destacou um dos formandos, Antônio Campelo, 53 anos.

O evento acabou com a apresentação das dependências pelo pastor Gildeon ao prefeito Maguito e José Mário, e convidados, que alimentaram os 790 peixes que são cuidados no tanque da chácara que conta uma estrutura com pomar, academia de ginástica e um campo de futebol de terra, que chamou a atenção do prefeito que solicitou que Gustavo Mendanha, também presente, para viabilizar uma emenda de projeto para a  colocação de grama sintética para uma melhor prática do futebol no local. “ Quero ver se vocês são bons de bola, vou trazer o meu time aqui para jogarmos uma partida aqui depois” falou o prefeito.

Recuperando Vidas Lapidando Tesouros

O projeto foi idealizado pelo Pastor Gildeon Nunes, em 1992, quando começou a apoiar toxicômanos em praças da cidade. Três anos mais tarde passou a acolher dentro de sua própria casa, gratuitamente, pessoas que necessitavam de apoio espiritual e social para a superação da toxicomania. O projeto funciona e conta totalmente com ajuda de voluntários e doações para atender os mais de 80 internos, e  há 6 anos  está desenvolve os atendimentos na chácara no setor Rosa dos Ventos.

Presenças: Euler de  Morais,( Governo), Cilene Alves (Regulação Urbana), Fabio Camargo (Meio Ambiente), Rodrigo  Caldas , ( Desenvolvimento Urbano), Any  Morais ( Advogada SENAR).