Prefeito Gustavo Mendanha busca, junto ao BNDES, destravar obra de desvio da BR-153

9 de maio de 2017

Foto: Assessoria - Governo de Goiás

Prefeito Gustavo Mendanha busca, junto ao BNDES,
destravar obra de desvio da BR-153

Ele esteve na sede do banco, no Rio de Janeiro, onde também tratou do
financiamento do “Linhão” e do projeto de modernização da gestão pública (PMAT)

Diante da possibilidade de o projeto de desvio da BR-153 não sair do papel, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, esteve, nesta sexta-feira (7), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. Ele integrou comitiva formada pelos prefeitos Divino Lemes (Senador Canedo) e Paulo Rezende (Hidrolândia) e liderada pelo governador Marconi Perillo. O objetivo era tratar, junto ao comando da instituição financeira, de alternativas de financiamento deste projeto, sob responsabilidade da empresa Triunfo Concebra.

Ainda no mês de fevereiro último, Gustavo, acompanhado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Afonso Boaventura, recebeu em seu gabinete a direção da Triunfo, que detém a concessão para exploração da BR-153. A reunião no BNDES nesta sexta-feira foi articulada a partir desta audiência na prefeitura, quando a empresa expôs as dificuldades enfrentadas, principalmente em função do atual cenário econômico do País, para executar a obra de desvio. No Rio de Janeiro, o grupo goiano foi recebido pela presidente Maria Silvia Bastos Marques.

A obra de desvio da BR-153 começaria em Hidrolândia, passaria por Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, e se estenderia até o posto da Polícia Federal, em Anápolis (42 quilômetros de extensão, ao todo). No caso de Aparecida, mais do que desafogar o trânsito no perímetro urbano da BR-153, a obra fomentaria o desenvolvimento de outras regiões da cidade, sobretudo a Leste, fomentando a instalação de mais empresas e indústrias, universidades e, assim, gerando mais emprego e renda à população local.

“Nós não vamos medir esforços para que esta obra se concretize. Vamos esgotar toda e qualquer possibilidade para que ela se torne realidade. O apoio do poder público, dos parlamentares goianos, da iniciativa privada, sobretudo de empresários de Aparecida de Goiânia, enfim, toda ajuda será mais do que bem-vinda para viabilizá-la”, disse, de maneira enfática, o prefeito.

Gustavo confirmou ainda que a mobilização acerca deste assunto não se esgotou. Além da ida ao BNDES, no Rio de Janeiro, nos próximos dias haverá reuniões com ministros e demais integrantes do primeiro escalão do governo federal a fim de encontrarem saídas viáveis para o imbróglio.

Outras pautas
O prefeito, contudo, diz ter saído extremamente satisfeito do encontro com a presidente do banco: “Ela acenou, de forma bastante positiva, ao financiamento da obra que denominamos ‘Linhão’, que fará a ligação do Sistema Produtor Mauro Borges com a região Leste da cidade, resolvendo assim muitos de nossos problemas quanto ao abastecimento de água na região”. Gustavo Mendanha, ao final, também comemorou o fato de ter conseguido destravar questões burocráticas junto ao BNDES no que diz respeito ao financiamento liberado por este órgão para que a Prefeitura de Aparecida continue a executar o Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT).

Além do governador Marconi Perillo e dos prefeitos de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Hidrolândia, integraram a comitiva o secretário de Estado de Cidades, Vilmar Rocha, o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, o secretário de Governo Samuel Almeida, que representou o prefeito Iris Rezende, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), Renato de Sousa Correia.