Prefeito inicia conversa de doação de área para ampliação do Instituto Batuíra

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 04 de Dezembro de 2015 – O Prefeito Maguito Vilela recebeu na manhã desta sexta-feira, 04, em seu gabinete o Diretor Regional do Sesc Goiás, Giuglio Settime Cyneiros e o Presidente do Instituto Espírita Batuíra, Sérgio Luiz Haas. Em pauta a solicitação de doação de uma área para a expansão do Instituto.

“Estamos buscando expandir o atendimento e aumentar o leque de especialidades na saúde e desejamos também atuar nas áreas da educação e social. Por isso, o Batuíra está solicitando uma área para a implantação desse novo desafio”, salientou Sérgio.

Maguito colocou a prefeitura a disposição e a secretária Valéria Pettersem já estuda duas areas para o termo de doação, uma no Recanto das Emboabas e outro no Comendador Walmor. “Aparecida tem muitos pleitos para doação de áreas públicas e se o local for adequado para essa expansão, não vejo empecilho nenhum. Basta apenas que a medida solicitada esteja dentro dos tamanhos de áreas disponíveis no município”, garantiu o prefeito.

O projeto prevê a construção de um pátio psiquiatra masculino e outro feminino, lavanderia, estacionamento, área hospitalar, com especialidades na área de Oncologia, Psiquiatria, Geriatria, Reabilitação, Ortopedia, Clinica Geral, Residência Médica e UTI, área social, com asilo, creche e Centro Espírita e área educacional. “Se já temos a confirmação do prefeito de que receberemos a doação, esta reunião já foi bastante produtiva. Agora é procurar um espaço que se adeque com as nossas necessidades e que esteja dentro das possibilidades da prefeitura”, finalizou o Presidente da Instituição.

BATUÍRA- O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental foi fundado em 27/10/1949 (com o nome Sanatório Espírita Batuíra), na cidade de Goiânia-GO, por um grupo de pessoas espíritas que pretendia desenvolver atividades assistenciais a mulheres portadoras de desequilíbrio mental, que seriam, no entender desse grupo, pessoas que traziam consigo perturbação de origem espiritual. Como seria de se esperar, o atendimento a tais pessoas exigia também profissionais especializados. Esse atendimento se realizou durante quase quarenta anos de forma voluntária.

A instituição é regida por uma Diretoria Executiva, que é eleita a cada dois anos por um Conselho Deliberativo, que também se renova a cada quatro anos. As pessoas que compõem a Diretoria e o Conselho são denominadas de Sócios Efetivos, por contribuírem com a obra, seja com doações ou com o trabalho voluntário.