Reajuste para profissionais da educação (7,64%) será pago já na folha de maio. Aumento de 11,36%, referente ao ano passado também é incorporado aos vencimentos. Administrativos terão reajuste de 5,11%
O aumento de 7,64% para os professores da rede municipal de ensino já será repassado a estes profissionais no próximo salário, assim que a Prefeitura de Aparecida de Goiânia quitar a folha do funcionalismo referente ao mês de maio. O prefeito Gustavo Mendanha sancionou o projeto de lei – de autoria do Executivo e aprovado por unanimidade pelos vereadores -, que previa este aumento. O percentual refere-se à aplicação do Piso Salarial Nacional dos professores, conforme determina a legislação federal vigente.
Por meio do mesmo projeto, a prefeitura também oficializa, em definitivo, o aumento referente ao Piso de 2016, no valor de 11,36%. Até então, este percentual era repassado aos professores por força de decisão judicial. A partir de agora, é incorporado aos vencimentos destes profissionais. No total, o impacto destes aumentos no Tesouro municipal é de R$ 1 milhão/mês. Os servidores administrativos também terão, a partir da folha de maio, a data-base assegurada: neste caso, o reajuste é de 5,11%.
O prefeito tem destacado que a reforma administrativa que promoveu logo nos seus primeiros dias de mandato – reduzindo secretárias e cargos comissionados – deu condições para a prefeitura arcar com os reajustes anunciados. “Desta forma, estamos valorizando os professores e todas as categorias que ajudam a construir a nossa cidade. Se tivéssemos mais condições, estes percentuais de aumento seriam maiores, mas acredito que, neste momento de crise, estamos fazendo o nosso melhor”, resumiu.
Agora, em Aparecida de Goiânia, o Piso Salarial Nacional dos professores está fixado em R$ 2.298,81, valor que será pago àquele profissional que ingressar na rede municipal de ensino. Ao longo de suas carreiras, os profissionais também podem ter aumento por conta de progressões, por exemplo, à medida que vão se qualificando e se especializando cada vez mais.
Retrospecto
O cumprimento da lei do Piso pela Prefeitura de Aparecida havia sido antecipada pelo prefeito Gustavo Mendanha no dia 3 de maio último, quando ele se reuniu com educadores na sede da Secretaria de Educação. À época, fez outros anúncios: concedeu remoções solicitadas pelos próprios trabalhadores para que estes pudessem exercer suas atividades mais próximos de suas casas; assinou licenças prêmio, por interesse particular e para aprimoramento; e oficializou progressões salariais, entre outros benefícios.
Nos próximos dias, conforme antecipado neste encontro no início de maio, o prefeito deve inaugurar um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na Cidade Livre, que funcionará por meio de convênio com uma igreja evangélica da região.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)