Prefeito participa de reunião que define diretrizes para o IV EMDS

9 de maio de 2017

Foto: Arquivo FNP

Aparecida de Goiânia, 30 de maio de 2016 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, participou na manhã desta quinta-feira (30) em Belo Horizonte, juntamente com os dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), de uma reunião que definiu as diretrizes IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O encontro acontecerá em Brasília, no Estádio Nacional Mané Garrincha, entre os dias 24 e 28 de abril de 2017. “Trata-se de um encontro da maior importância para a agenda municipalista, principalmente para aqueles que estiverem em seus primeiros mandatos” – pontua.

“Este trabalho de organização do evento reunirá centenas de pessoas. O EMDS é um evento de construção coletiva e será fundamental para promover o diálogo com a próxima geração de prefeitas e prefeitos” – afirmou o anfitrião Marcio Lacerda, que é prefeito de Belo Horizonte e presidente da FNP. Um dos eixos iniciais da reunião foi a respeito do processo de escolha do tema. Como subtema, ficou decidido que será “Reinventar o financiamento das cidades”. “O temário do evento tem que estar muito alinhado com a vida e os problemas dos municípios” – lembrou Maguito.

Também participaram da atividade os prefeitos de Divinópolis (MG), Vladmir Azevedo, que é vice-presidente de Gestão Pública da FNP; de Canoas (RS), Jairo Jorge, vice-presidente de Reforma Federativa; de Três Rios (RJ), Vinicius Farah, vice-presidente de Desenvolvimento Econômico e de Guarujá (SP), Maria Antonieta, vice-presidente de Finanças Públicas da entidade; além do o secretário de Governo e Integração Institucional da prefeitura de Aparecida de Goiânia, Euler de Morais.

Além da temática também foram discutidas propostas para mobilização e de envolvimento do setor público e privado, além de possíveis convidados para abertura do evento. “Será um evento com a participação de cerca de 4 mil pessoas. Este é o grupo da coordenação política. Mais à frente acontecerão outras reuniões da comissão organizadora, que contará com um grupo maior de dirigentes. Como nas edições anteriores, o evento contará com a parceria de entidades internacionais, como a União Europeia. Algumas devem aportar recursos, outras conhecimento, experiências e estudos de casos” – pontuou o secretário Euler Morais.

Troca de experiências

No período da tarde o prefeito Maguito Vilela aproveitou para conhecer a experiência bem sucedida do município de Belo Horizonte na questão da destinação dos resíduos sólidos. “No caso de Aparecida não seria necessária a construção de uma usina própria de fabricação de biomassa uma vez que a cidade já conta com empresas que detêm todo o know how. Com isso nosso gasto será infinitamente inferior. Mas como aqui poderemos destinar os resíduos como matéria prima da pavimentação e construção de calçadas. Tudo dentro do conceito de sustentabilidade das cidades inteligentes” – conta Euler.