Prefeito participa do Encontro Município Transparente

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela - Secom

Aparecida de Goiânia, 06 de fevereiro – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, o secretário de Transparência, Fiscalização e Controle, Einstein Paniago, e o secretário-executivo de Transparência, Ozéias Laurentino Júnior, participaram na manhã desta segunda-feira, 06, do Encontro Município Transparente, organizado pelo Ministério de Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) em 26 estados do país.

O evento, ministrado online pelo Ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Torquato Jardim, busca capacitar agentes públicos (prefeitos, secretários, assessores e controladores) e sociedade civil (jornalistas, estudantes, advogados e demais cidadãos) sobre a excelência na aplicação dos recursos federais.

“Este evento reúne prefeitos e gestores públicos para esclarecer as iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência. Servirá, principalmente, para orientar os municípios sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais”, enfatizou Gustavo.

A programação incluiu temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública. Foi apresentado também o Painel Municípios, ferramenta que consolida dados e avaliações do Ministério da Transparência para apoiar a gestão municipal, indicando informações específicas de cada localidade do país.

“Desde que assumimos a pasta, estamos comprometidos em desenvolver medidas de Educação Fiscal e incentivo à transparência. Para isso, estamos buscando orientações e instrumentos de aperfeiçoamento das nossas ações. Em breve teremos um Portal da Transparência ainda mais completo e de fácil manuseio”, informou o secretário Einstein.