Prefeito vai ao FNDE cobrar celeridade na liberação de recursos para construção de CMEIS

Por Thiago Marques

14 de março de 2018

Por Thiago Marques

14 de março de 2018

Foto: Divulgação

Gustavo Mendanha estava acompanhado das secretárias Mayara Mendanha e Valéria Pettersen e foi recebido pelo presidente do Fundo, Sílvio de Sousa Pinheiro

Para que recursos do governo federal cheguem à Prefeitura de Aparecida de Goiânia não basta tão somente apresentar projetos para serem executados com determinada verba pública e aguardar a aprovação – ou não – junto aos ministérios. Na prática, eles seguem um rito interno de tramitação; e dependem também de articulações políticas. E foi com a intenção de destravar pendências burocráticas para dar mais celeridade à avaliação de projetos que interessam aos moradores de Aparecida que o prefeito Gustavo Mendanha cumpriu agenda em Brasília (DF) nesta terça-feira (13).

O prefeito, que estava acompanhado pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, e pela secretária municipal de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen, foi recebido pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio de Sousa Pinheiro. Desde o início do seu mandato, em janeiro de 2017, esta já é a quarta reunião de Gustavo no órgão.

A prefeitura tem tocado um processo licitatório para construção de mais 15 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Depois de inúmeras audiências em Brasília para resolver impasses relacionados aos valores que a prefeitura aplicaria nas obras como contrapartida ao recurso que seria repassado pela União, todos comemoram o resultado da reunião ocorrida nesta terça-feira. “O sistema interno do FNDE havia passado por reformulações. Aguardávamos há muito tempo a resolução deste imbróglio. E agora o presidente nos garantiu que o projeto dos CMEIs que apresentamos vai avançar”, explicou Valéria Pettersen.

Em resumo, O governo federal deve liberar, em média, cerca de R$ 1,8 milhão para construção de cada um dos CMEIs e a prefeitura deve entrar com contrapartida que oscila entre R$ 400 mil e R$ 500 mil, a depender de algumas variáveis, como a dimensão do terreno. O processo de licitação já está em curso e o prefeito, posteriormente, assinará as ordens de serviço.

Mulheres
A outra agenda em Brasília foi na Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres – vinculada à Secretaria de Governo da Presidência da República -, onde a primeira-dama e titular da Assistência Social, Mayara Mendanha, pleiteou recursos para viabilizar programas de capacitação, como oficinas e cursos profissionalizantes, para mulheres vítimas de violência. Técnicos da Pasta ainda avaliarão as demandas apresentadas por Mayara.