Prefeito, vice-governador e presidente do TJ vistoriam obra de construção do novo fórum de Aparecida

Por Rodrigo Augusto

18 de janeiro de 2024

Por Rodrigo Augusto

18 de janeiro de 2024

Foto: Jhonney Macena

Serão investidos R$ 104 milhões na construção do prédio de nove pavimentos; previsão para execução do projeto é de nove meses

Aparecida de Goiânia terá, em breve, mais um fórum. O Poder Judiciário está ampliando o atendimento na cidade. A prefeitura doou o terreno para construção do terceiro Fórum Civil no Jardim Luz.

O prefeito Vilmar Mariano, o vice-governador Daniel Vilela e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, fizeram uma visita técnica ao canteiro de obras na manhã desta quinta-feira,18, o

Leia também:

GCM de Aparecida recebe novas viaturas do Ministério da Justiça

Secretaria da Mulher vai divulgar Lei Maria da Peha nas escolas

Prefeitura de Aparecida e TJ-GO realizam ação para combater violência doméstica

O projeto prevê mais de 20 mil metros de área construída, com investimento de R$ 104 milhões. O prédio de nove andar, ainda de acordo com o projeto, irá abrigar 15 unidades judiciárias, sendo três em cada pavimento, Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, departamentos administrativos, seis elevadores, auditório e ainda 169 vagas de estacionamento.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, lembrou que a implantação de mais uma unidade do Poder Judiciário é fruto do trabalho conjunto com a administração municipal.

“A cidade cresceu e não era justo que não tivéssemos um prédio à altura para atender nossa população. Graças ao trabalho em parceria harmoniosa entre o Poder Executivo e Judiciário vamos assegurar a prestação de serviços de qualidade aos moradores”, disse Vilmar Mariano durante recepção ao desembargador Carlos Almeida e ao vice-governador Daniel Vilela.

As tratativas para construção do fórum começaram na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela e do ex-prefeito Gustavo Mendanha. Vilmar lembrou que à época era vereador e trabalhou pela aprovação do projeto que previa a doação do terreno para o Tribunal de Justiça. “Me sinto feliz em ter participado de todo processo e, agora, estamos acompanhando as obras de perto”.

O vice-governador, Daniel Vilela, lembrou que há dez anos a cidade recebeu o segundo fórum, no Jardim Boa Esperança, e que a terceira unidade vai ampliar a prestação de serviços jurídicos à população. “Vai, sem dúvida, atender a grande população que cresce a cada ano. Me sinto representante político desta cidade e agradeço ao presidente do Tribunal e desembargador Carlos Alberto, por compreender a necessidade de ampliar os serviços do Judiciário”.

Carlos Alberto França enfatizou a importância de Aparecida para Goiás e sintetizou que a obra será entregue dentro do prazo firmado pela construtora. “É uma satisfação muito grande para o Tribunal de Justiça tocar essa obra. Contamos com a parceria do município, representado pelo prefeito Vilmar Mariano, e queremos, em breve, entregar o prédio para a população”.

Entrância final

Carlos Alberto França destacou ainda que vai encaminhar à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) projeto de lei para que a Comarca de Aparecida de Goiânia seja elevada para entrância final. O presidente do TJGO destacou que se trata de uma solicitação do deputado estadual Veter Martins – representante da cidade no Poder Legislativo goiano.

França revelou que os estudos para elevação de comarca local para entrância final estão avançados. O presidente do TJGO sinalizou otimismo para o pleito. Ele pontuou ainda que irá contar com a parceria do Poder Legislativo.

“Aparecida de Goiânia é uma das comarcas mais importantes no Estado de Goiás. Contamos com valorosos magistrados que se destacam pelo volume de trabalho prestado à comunidade. Acreditamos que será de grande relevância essa elevação de comarca local para entrância final”, justificou o deputado estadual Veter Martins.

As comarcas do Estado estão agrupadas em três entrâncias: inicial, intermediária e final. Desta forma, são consideradas comarcas de entrância final aquelas com mais de 100 mil eleitores, incluindo todos os municípios que a compõem. As que possuem 50 mil eleitores ou mais se enquadram na entrância intermediária e as que têm menos de 50 mil eleitores são comarcas de entrância inicial.

Procurador-Geral de Aparecida de Goiânia, Fábio Camargo , reforça a importância de mais uma unidade do Poder Judiciário na cidade. “Vai representar atendimento de qualidade e consequentemente mais célere para toda população de Aparecida. Acreditamos que a implantação do novo fórum cível representa um avanço muito importante”.

Magistrados, secretários municipais e vereadores também participaram da solenidade de recepção ao desembargador Carlos França e ao vice-governador Daniel Vilela. O presidente da Ordem dos Advogados de Goiás Subseção de Aparecida de Goiânia, Sebastião Justo, também participou dos dois eventos.