Prefeito Vilmar abre 1º dia de atendimentos do Mutirão no setor Santa Luzia

Por Lígia Mariani

24 de maio de 2024

Foto: Rodrigo Estrela

Prefeito de Aparecida, vereadores, secretários e lideranças conferiram hoje os mais de 100 serviços disponibilizados aos moradores na Escola Municipal Cristiane Maria de Souza

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, abriu oficialmente nesta sexta-feira, 24, na Escola Municipal Cristiane Maria de Souza, os atendimentos diretos que serão prestados pela Prefeitura de Aparecida aos moradores do setor Santa Luzia e região no 44º Mutirão de Aparecida. A população poderá usufruir de mais de 100 tipos de serviços na sexta, das 8h às 15h, e no sábado (25), das 8h às 13h. Haverá ainda recreação e lanche para as crianças.

“Todo mês analisamos o setor que precisa desse atendimento direto e trazemos todo staff da Prefeitura para atender o cidadão que procura serviços básicos como emissão de identidade, ou mais complexo, como divórcios, pensão, entre outros, numa parceria com o Tribunal de Justiça. Tudo, totalmente gratuito. É o dinheiro do povo voltando para o povo”, pontuou o prefeito durante a vistoria nos standes.

Vilmar ainda completa. “Então você, morador, não perca essa oportunidade. A Prefeitura de Aparecida está trazendo para perto da sua casa muitos serviços que, no dia a dia, demandariam deslocamento. No mutirão, tudo é pensado para a sua conveniência”.

Conforme a Secretaria de Ação Integrada, a expectativa é de favorecer direta e indiretamente 40 mil moradores até este sábado.

Nos atendimentos diretos, a população tem acesso a emissão de carteira de identidade, consultas com dentista e oftalmologista, cadastro e atualização do CadÚnico (para receber benefícios do Governo Federal), orientações jurídicas, vacinas contra várias doenças, castração de pets e outras facilidades.

“Moro na divisa do Jardim Olímpico e vim a procura de um trabalho, reaver minha certidão de nascimento e aproveitei para pegar umas mudas. O mutirão torna tudo mais fácil, porque a gente acaba gastando menos tempo, sem precisar ir mais longe e ainda come uma pipoquinha”, brincou a dona de casa Lorrane Maria.

Em parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás, o mutirão também oferece nesta edição a mediação e conciliação para fazer divórcio, dissolução de união estável, revisional de pensão alimentícia, reconhecimento de união estável, guarda/regime de convivência e pensão alimentícia, além de reconhecimento de paternidade e orientações sobre tipos de violência contra a mulher.

Joana Macedo procurou o serviço para fazer a revisional da pensão do menorJoão Guilherme, e falou da facilidade de encontrar esse serviço no mutirão. “É muito gratificante ver que o nosso prefeito está preocupado até nessa situação. Mexer com justiça é muito difícil e aqui encontrei de forma gratuita e facilitada o que eu precisava. Estou verdadeiramente feliz”, enfatizou.

O secretário do Núcleo de Conciliação do TJGO, Jackson de Sousa Santos, reforça a facilidade de atendimento para a solução de conflitos. “Durante o mutirão os moradores poderão resolver pendências por meio da conciliação, sem a necessidade de entrar com uma ação judicial. Feito o acordo as partes já saem com a sentença na mão para dar prosseguimento às suas questões”, pontua.

De acordo com o secretário de Ação Integrada, Claudivino Vieira, a Prefeitura de Aparecida espera espera atender o maior número de pessoas nestes dois dias. “O mutirão é uma oportunidade fundamental para o poder público estar lado a lado com a população prestando serviços, ouvindo demandas e solucionando problemas nos bairros. As secretarias estão todas engajadas para entregar aos moradores um serviço de excelência e de qualidade”, garantiu o secretário.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Isaac Martins, agradeceu os mais de 100 serviços prestados no decorrer do mutirão. “Apesar de não ser desta região, como vereador trabalhamos por toda cidade, então faço questão de acompanhar todas as demandas positivas do executivo. O mutirão é mais uma parceria da Prefeitura e da Câmara, trabalhando em prol da comunidade. Obrigado prefeito por atender com muita maestria nossos anseios. O povo agradece, nós agradecemos“, pontuou Issac ao lado dos também parlamentares Fabio Ideal, Arnaldo Leite e Dionny Nery.

O ex-vereador Almeidinha é um dos líderes da região e agradeceu o empenho da prefeitura em realizar mais uma edição da força-tarefa. “Os bairros aqui da região estão mais limpos, roçados, sinalizados e iluminados após a passagem das frentes da prefeitura nesta semana. Obrigada ao prefeito e a todos os secretários pelo empenho na realização de mais uma edição desta ação tão importante para os moradores”, declarou.

Mutirão – A força-tarefa segue até sábado (25) com atendimentos diretos aos moradores e serviços de manutenção nos bairros. E as benfeitorias já estão em andamento. O Mutirão de Aparecida está beneficiando a região com operação tapa-buracos, limpeza de bocas de lobo, pintura de meio-fio e roçagem de lotes baldios.

Entre mais de 100 tipos de serviços são feitos ainda poda de árvores; recolhimento de lixo, entulho e pneus velhos; e troca de lâmpadas da iluminação pública por luminárias novas, de LED. E também revitalização do paisagismo de praças e canteiros centrais de avenidas, bem como da sinalização de trânsito vertical e horizontal, entre outros.