Prefeito Vilmar garante cessão de área pública para cooperativa de reciclagem

Por Lígia Mariani

29 de junho de 2023

Por Lígia Mariani

29 de junho de 2023

Foto: Wigor Vieira

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, recebeu na manhã desta quinta-feira, 28, na Cidade Administrativa Maguito Vilela, representantes das cooperativas de reciclagem do município para discutir a operação do Programa de Coleta Seletiva, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

O gestor municipal garantiu viabilidade de cessão de área pública para instalação e operação da Cooperativa de Reciclagem Feminina de Aparecida (Coorfap). A instituição funciona atualmente em local improvisado no Setor Internacional Park.

Um galpão com estrutura adequada para triagem dos recicláveis será instalado em área do município, localizada no Setor Vale do Sol, próximo ao Aterro Sanitário Municipal. A área foi sugerida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma). Na mesma região funciona o galpão da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Aparecida de Goiânia (Coocap), inaugurado em dezembro de 2013.

“É um passo importante que está sendo dado para melhorar o programa de Coletiva Seletiva e a dignidade dos trabalhadores de reciclagem. Atender a essa demanda se faz necessário, pois o trabalho de coleta seletiva é importante para sustentabilidade do município, além de ser uma fonte de renda para dezenas de famílias”, afirmou o prefeito Vilmar.

A presidente da Coorfap, Adriana dos Santos, destacou como positiva a ação. “A gente fica feliz de ver as coisas caminhando e a prefeitura entendendo a nossa necessidade. E eu tenho esperança que a gente vai poder trabalhar com mais dignidade. A gente trabalha para o bem da cidade e a reciclagem é nossa fonte de trabalho”.

A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Valéria Pettersen, afirmou que a cessão de área para a cooperativa vai contribuir para o desenvolvimento da coleta seletiva. “A Coorfap carece de uma área que atenda a necessidade. Os trabalhadores precisam de um espaço digno para trabalhar com a triagem e prensa dos recicláveis. E o nosso prefeito, sensível a essa questão, está viabilizando uma solução”, sublinhou.

Foto: Michel Abdallah

“Nosso esforço está sendo garantido. Estamos unidos na busca por solução e vamos fazer a diferença com certeza. E vamos viabilizar a melhor forma de contribuir com o desenvolvimento das cooperativas de reciclagem da nossa cidade”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araújo

Marcaram presença na reunião o secretário Ubiraci Silva (Habitação), o procurador-geral do Município, Fábio Camargo, a diretora de Resíduos Sólidos, Victória Arantes, a coordenadora de Educação Ambiental, Kamilla Giacomet, o vereador Willian Panda (PSB) e o arquiteto Filemon Tiago, coordenador do Coletivo Ideias Urbanas e movimento Goiás Lixo Zero.