Prefeito Vilmar inaugura escola de tempo integral para 640 alunos

Por Rackel Vieira

30 de agosto de 2023

Foto: Brunno Moreira

Localizada no Setor Comendador Walmor, a EMEI Darcy Ribeiro abrange uma área de mais de 4,9 mil metros quadrados e foi completamente reconstruído

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou nesta terça-feira, 29, a nova Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Darcy Ribeiro. A unidade foi reconstruída e adaptada para receber professores, servidores e centenas de alunos.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Vilmar Mariano, ressaltou seu compromisso com a educação de qualidade. “A inauguração desta escola representa um marco em nosso compromisso contínuo de proporcionar educação de excelência para nossas crianças. Estamos investindo no futuro e no progresso da educação pública”.

A obra contemplou serviços de demolição de paredes e a execução de alvenarias, a fim de modificar e adequar os espaços internos. Os sistemas elétrico, hidráulico, sanitário e de captação das águas pluviais também foram completamente restaurados, o que deve oferecer mais segurança e garantir o bom funcionamento da unidade.

“A EMEI Darcy Ribeiro conta agora com espaços mais adequados para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, atividades pedagógicas e convivência dos estudantes. O espaço bem equipado, seguro e confortável proporciona um bom acolhimento, qualidade na educação”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Idelma Oliveira.

A diretora da unidade, Anilza Cristina Oliveira Araújo, acredita que o novo prédio proporcionará qualidade de ensino-aprendizagem dos alunos. “É qualidade no ambiente de trabalho para os servidores e, principalmente, qualidade no ensino-aprendizagem dos alunos”, pontuou a gestora escolar.

A nova escola também recebeu nova pintura interna e externa, a instalação de novas esquadrias, portas, forro e vidros temperados, além de uma sala própria para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde serão atendidos os estudantes que fazem parte do público alvo da inclusão escolar.

O vereador Aldivo Araújo apontou a importância da obra para a população. “O aluno chega até motivado com uma sala de aula novinha, em uma escola bonita, e os professores até trabalham mais alegres, então parabéns a todos os envolvidos para a entrega dessa nova escola”, afirmou o vereador Aldivo Araújo ao lado dos vereadores Amendoim, Arnaldo Leite, Diony Nery e Isaac Martins.

EMEI Darcy Ribeiro

A EMEI Darcy Ribeiro possui 18 turmas que, juntas, atendem mais de 650 crianças matriculadas em séries de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Assim como as outras escolas municipais de Educação Integral de Aparecida, os alunos da escola, estudam das 7h às 17h e, além do ensino-aprendizagem, é oferecido aos alunos café da manhã, almoço e lanche.

Localizada no Setor Comendador Walmor, a unidade de ensino abrange uma área de mais de 4,9 mil metros quadrados e foi completamente reconstruída. No local havia um colégio antigo do Estado que, agora, se tornou uma unidade educacional da rede municipal de Aparecida.

De acordo com a secretária de Educação, Idelma Oliveira, na antiga estrutura, não havia nenhuma condição de receber os alunos e toda a comunidade escolar. “Não tinha muro – o que é importante para segurança de crianças – e nem estrutura e pintura boa. O espaço precisou ser totalmente reconstruído”, reiterou.

“Ficou muito boa, muito espaçosa, bem organizada, dá pra ver a diferença”, disse o servidor público Edivaldo Escobar, pai do aluno Osvaldo Neto, que estuda o primeiro ano, na unidade. “É o lugar que toda mãe deseja colocar seus filhos. Seria ótimo se todas as escolas seguissem o mesmo padrão dessa aqui”, comentou a auxiliar de serviços gerais, Luziânia Rodrigues.