Prefeitura ajudará a construir nova entrada para veículos e alunos na UEG de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 07 de março de 2015 – Após se reunir na manhã desta segunda-feira (07) com o diretor da Unidade Acadêmica Especial de Ciências e Tecnologia do Câmpus Aparecida de Goiânia da UFG, Júlio Cesar Valandro, e com a diretora do campus da UEG de Aparecida, Maria Lúcia Santos, o prefeito Maguito Vilela autorizou o empenho de equipamentos e servidores na construção de uma nova entrada para o campus da Universidade Estadual de Goiás, onde também funcionam provisoriamente os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes e Geologia da UFG.

“A instalação da UFG em Aparecida foi uma reivindicação nossa que conseguimos depois de muito esforço. Portanto, sempre que tivermos condições de auxiliá-los para o bom funcionamento da instituição, nós faremos. Além disso, o novo acesso beneficiará os funcionários, professores e estudantes da UEG também e indiretamente o IFG”, considerou o prefeito Maguito Vilela, depois de analisar o projeto de engenharia para a construção da nova guarita, já elaborado pelas equipes da UFG e UEG.

Segundo o diretor da UFG em Aparecida, a mudança é motivada principalmente pela questão da segurança. “Esse fenômeno da violência nos campi da UFG não é isolado em Aparecida, acontece em outros espaços também. Criamos então uma comissão interna para fazer audiências públicas e buscar solucionar o problema. Uma delas ocorreu no ano passado e, em sua decorrência, um acerto que fizemos com a CMTC foi a definição de um ponto de ônibus em frente uma nova guarita, na antiga Rua Mucuri (hoje Avenida Universitária Vereador Vagner da Silva Ferreira)”, explicou Júlio Cesar Valandro.

Segundo o diretor, a grande incidência de assaltos é entre o trajeto percorrido por alunos e servidores do ponto de ônibus atual até a entrada da instituição, Huapa e IFG. “Com a mudança, as pessoas vão desembarcar e já entrar na universidade. Inclusive teremos nos próximos dias um Restaurante Universitário no IFG, que está em processo final de contratação e logo começa a operar. Por meio de uma parceria, também beneficiará nossos alunos e os da UFG. Ou seja, a intervenção é pequena frente aos benefícios”, argumentou o diretor do campus UFG de Aparecida, que explicou que após a elaboração do projeto, as duas instituições buscam agora contrapartidas para executar o projeto.

“No local onde a entrada fica hoje, em frente ao Huapa, os ônibus não conseguem fazer a manobra, devido a um decline e aos vários carros que ficam estacionados na rua. Por isso os ônibus deixaram de descer até esse acesso. A mudança ficaria mais barata que a intervenção nessa pista”, explicou o superintendente municipal de Trânsito de Aparecida, Valdemir Souto, que também participou da reunião, juntamente com os secretários Raul Coutinho (Licitação e Compras), Euler de Morais (Governo e Integração Institucional) e sargento Jonas Alves Cachoeira (Defesa Social e Guarda Civil Municipal).

Ao final do encontro, o prefeito autorizou sua equipe a dar o suporte solicitado pelas instituições de ensino superior na construção da nova entrada da UEG, que inclui serviço de terraplanagem, pavimentação de um pequeno trecho após as intervenções, construção de uma guarita de cerca de 5 m² com banheiro, entrada principal de veículos com cancela e entrada lateral de pedestres. Em contrapartida, o secretário Raul Coutinho solicitou a implantação de câmeras de segurança na nova entrada, por parte da UFG.