Prefeitura assina termo para instalação do Observatório de Despesas Públicas

Por Sílvio José e Daniela Ribeiro

31 de julho de 2017

Foto: Divulgação

Aparecida de Goiânia, 31 de julho de 2017- A Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle, assinou na manhã desta segunda-feira, 31, o termo de cooperação técnica com a Controladoria Geral da União (CGU) para instalação do Observatório de Despesas Públicas (ODP). O observatório auxiliará os trabalhos do Conselho Municipal de Transparência, Prevenção à Corrupção e Controle Social, instituído pela Lei Municipal 3366/2017.

“O ODP Municipal visa identificar mais facilmente as eventuais inconsistências na administração pública, bem como evidenciar os ações de maior eficiência e/ou eficácia na gestão e agora com a Cooperação Técnica firmada, o município de Aparecida de Goiânia passa a ser o primeiro de Goiás a ser capacitado na metodologia adotada internacionalmente por organismos como a ONU, Banco Mundial, Comunidade Comum Europeia, dentre outros”, destacou o secretário de Transparência, Einstein Paniago.

Os trâmites para início da cooperação técnica com a CGU foi aprovado pelo prefeito Gustavo Mendanha no início de Julho e a finalização ocorreu nesta segunda, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE) no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Também estiveram presentes na reunião de assinatura o Procurador Geral de Aparecida, Fábio Camargo; o Controlador Chefe da CGE, Adauto Barbosa Júnior; e a Procuradora do Estado e chefe da Advocacia Setorial da CGE, Lilian Cândida Nunes de Macedo Felipe. “Esta ação criará uma sinergia com a visão tecnológica da gestão do prefeito Gustavo”, afirmou, Fábio Camargo.

O acordo assinado entre a Prefeitura e a CGU terá vigência de 60 meses a partir de sua publicação e poderá ser prorrogado caso haja mútuo interesse entre as partes. E para capacitar os servidores do Controle Interno e Tecnologia da Informação do município, será ministrado nesta quarta-feira, 02, o curso que auxiliará a usar a metodologia para melhorar a transparência e fiscalização da gestão municipal. A Cooperação Técnica envolverá, ainda, a cessão de software para a informatização dos procedimentos de inspeção e auditorias de contratos e suas execuções.

“Aparecida de Goiânia está mais uma vez saindo na frente de outras cidades do Estado ao aderir ao programa da CGU, o que mostra que o objetivo da administração pública em promover a transparência de suas ações está em primeiro plano. E este é um sistema adotado por grandes corporações mundiais e nacionais, afinal, transparência e controle social são fundamentais para que os gestores apliquem de maneira eficiente os recursos públicos”, aponta o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Edson Bento.

Texto: Silvio José e Daniela Ribeiro