Prefeitura assume ginásios de Esporte que eram de responsabilidade do Estado

Por Thiago Marques

29 de agosto de 2017

Por Thiago Marques

29 de agosto de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Gustavo Mendanha diz que determinação é não deixar estes espaços ociosos. Governo estadual deve repassar ao poder público municipal R$ 50 mil para a reforma de cada um deles

Concluídos os trâmites burocráticos junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e à Agência Goiana de Habitação (Agehab), a Prefeitura de Aparecida de Goiânia passa a administrar seis Ginásios de Esporte que eram de responsabilidade do governo do Estado. Eles estão localizados na Vila Brasília, Cruzeiro do Sul, Jardim Tiradentes, Garavelo e no Centro. Na lista ainda está o Ginásio Poliesportivo no Bairro Independência.

Na sede da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em Goiânia, o prefeito Gustavo Mendanha assinou, junto com o superintendente executivo da Pasta, Ivo Vilela, o ofício que repassava ao município a gestão dos seis ginásios. Em seguida ele se reuniu com a secretária Raquel Teixeira. “Quem está bem perto da comunidade e conhece seus anseios é o prefeito. Por isso acredito que esta é uma decisão acertada”, disse ela a Gustavo Mendanha. Ele estava acompanhado pelo secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão de Melo.

“Quando fui secretário de Esportes [na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela], eu já reivindicava a gestão destes ginásios para o município. Alguns, na minha opinião, eram subutilizados. Não queremos mais que estes espaços fiquem ociosos”, enfatizou o prefeito. “Vamos dar oportunidade para crianças e jovens, sobretudo os carentes, para que junto com professores e orientadores, tenham acesso a uma série de modalidades esportivas”, acrescentou.

Inicialmente, as prefeituras assinariam um documento de cessão dos ginásios. Mas na prática, o ofício atual prevê a doação dos mesmos ao poder público. O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário Gerfeson Aragão já adiantaram que há projetos de iniciação esportiva e vários eventos que poderão ser realizados nestes ginásios, beneficiando ainda mais os atletas e a população em geral de Aparecida.

Nos próximos dias a PGE deve providenciar a Escritura Pública de Doação Onerosa do Imóvel. Na prática, significa que as prefeituras, ao assumirem os ginásios, arcarão inclusive com despesas básicas, como água e luz. Além, claro, de tudo que envolver manutenção e reparos, por exemplo, daqui pra frente. Porém, esta negociação inicial entre Prefeitura de Aparecida e Estado inclui a possibilidade de a primeira receber um Cheque Moradia da Agehab no valor de R$ 50 mil para serem investidos em reforma.