Prefeitura cede área ao TJ-GO para construção do 3º fórum de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Enio Medeiros

3º fórum do município será construído no Jardim Maria Inês, em terreno de 5,5 mil metros quadrados. Local fica a 7,5 km dos demais fóruns da comarca de Aparecida.

Aparecida de Goiânia, 23 de março de 2017 – A permuta de uma área, cedida pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), foi realizada na manhã desta quinta-feira (23), durante visita do Prefeito Gustavo Mendanha ao terreno, que abrigará o prédio do terceiro fórum do município. A visita foi acompanhada pelo ex-prefeito Maguito Vilela e pelo presidente do TJ-GO, o desembargador Gilberto Marques Filho, além de juízes da comarca de Aparecida.

Participaram também o procurador geral do município, Fábio Camargo; o presidente do AparecidaPrev, Tarcísio Francisco dos Santos; o chefe da Casa Civil, Afonso Boaventura; e os secretários Ozair José da Silva (Desenvolvimento econômico), Einstein Paniago (Transparência, Fiscalização e Controle), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Coronel Raul Coutinho (Regulação Urbana), Ricardo Roberto Teixeira (Articulação Política), Mário Vilela (Infraestrutura), Gefferson Aragão (Esportes, Lazer e Juventude) e Max Menezes (Desenvolvimento Urbano).

De acordo com o presidente do TJ-GO, desembargador Gilberto Marques Filho, a intenção é iniciar as obras o mais rápido possível. “Uma área excepcional como essa, nós temos que fazer o melhor. E para fazer o melhor temos que ouvir as pessoas que vão trabalhar aqui dentro, que são os magistrados, responsáveis diretos pela execução desta obra. Logicamente, definida a pretensão, nós iremos licitar o início da construção, através do nosso departamento de engenharia”, explicou.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, Aparecida de Goiânia é uma das cidades que mais cresce no país. A população é estimada hoje em 600 mil habitantes e essa quantidade de pessoas tem uma demanda muito grande na justiça. “Aparecida cresceu muito, e foi pensando nisto que esta área foi doada. Como chefe do Poder Executivo, é de extrema satisfação receber mais um órgão do Poder Judiciário para promover justiça em minha cidade”, reiterou o prefeito.

O ex-prefeito Maguito Vilela, que viabilizou em sua gestão a doação da escritura da área do novo fórum, também acompanhou a vistoria. “Esta área oferecida para construção do prédio possui cerca de 5,5 mil metros quadrados, e fica bem perto do Tribunal de Justiça e coincidentemente também do Fórum do Centro e do Fórum do Garavelo. Ou seja, é muito bem localizada e facilitará muito a vida da população”, ressaltou Maguito.

O terreno está localizado no Jardim Maria Inês, na região da Vila Brasília, próximo à Avenida Rio Verde, na divisa com a capital, onde vivem cerca de 150 mil habitantes. “Definimos inicialmente um projeto para 12 varas já para atender a demanda futura de Aparecida de Goiânia. A princípio seriam varas cíveis e de família. Mas a pedido do presidente, ainda vamos definir com outros colegas quais varas exatamente virão para esse fórum”, explicou o juiz criminal e diretor do Foro de Aparecida, Roberto Bueno.

Ainda de acordo com o magistrado, a construção do novo fórum é necessária porque os atuais prédios existentes em Aparecida, a segunda maior comarca do Estado de Goiás, não comportam mais a demanda. “Em termo de processos absolutos estamos somente abaixo apenas de Anápolis, que tem um volume maior de processos da fazenda pública. Mas quanto às áreas criminal, de família e cível, Aparecida já tem uma demanda maior. Hoje nós já pleiteamos no TJ-GO a criação de cinco varas para atender as necessidades da comarca de Aparecida. E esse fórum já vem para acomodar as novas varas que estão sendo criadas. Vai haver um remanejamento, algumas varas vão mudar de localização, mas o intuito maior é atender toda a cidade”, reiterou Roberto Bueno.