Prefeitura conclui primeira etapa do projeto “Lugar de Criança é na Escola”

Por Juliana Fulquim

27 de outubro de 2023

Por Juliana Fulquim

27 de outubro de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

A iniciativa contou com a participação de 10 unidades escolares nesta fase inicial

A Escola Municipal Pontal Sul sediou, nesta quinta-feira, 26, o evento de conclusão da primeira etapa do projeto “Lugar de Criança é na Escola”. Foi uma manhã cercada de aprendizado e descontração, que incluiu apresentações culturais realizadas pelos alunos e palestra ministrada pela Guarda Civil Municipal (GCM).

O evento contou com a participação da Escola Municipal de Música que, na abertura dos trabalhos, fez apresentações musicais. O projeto, que é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, de Assistência Social e de Segurança Pública, busca combater a evasão escolar e o trabalho infantil.

Nesta primeira etapa do projeto, os destaques foram as ações realizadas pela GCM, que percorreu cerca de 10 escolas da rede realizando palestras e distribuindo panfletos informativos alertando para os perigos do trabalho infantil e sobre os prejuízos da evasão escolar. “A Guarda Civil é parceira da Educação, e nossa contribuição foi no sentido de enfatizar sobre os riscos que as crianças correm nas ruas, executando tarefas que, muitas vezes, as tiram da sala de aula”, comentou o secretário de Segurança Pública, Tales de Castro.

As ações do projeto alcançaram mais de dois mil estudantes da rede nesta primeira fase. Só a Escola Pontal Sul, por exemplo, conta com mais de 800 alunos matriculados e parte deles são do Ensino Fundamental II, com faixa etária de 12 a 15 anos, que é a idade mais comum de evasão escolar, por decorrência de alguma atividade remunerada.

Para a secretária de Educação, professora Idelma Oliveira, neste sentido, o projeto contribui para sensibilizar as famílias acerca da importância de acompanhar a frequência escolar. “É necessário que os pais e os próprios estudantes compreendam que o tempo do aluno na escola é prioridade. Este é o motivo que nos une enquanto secretarias municipais, porque não podemos negociar a frequência do aluno, permitindo que o trabalho o tire do dia a dia escolar”, enfatizou.

A segunda etapa do projeto envolverá ação de campo, que será desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social. Para a secretária da pasta, Sulnara Santana, ações como estas trazem desenvolvimento e igualdade social para as crianças do município. “Não queremos ver mais nossas crianças e adolescentes em sinaleiros ou fazendo trabalhos de adultos. Elas precisam ter segurança e aprendizados”, comentou.

Ação da Prefeitura de Aparecida busca combater a evasão escolar e o trabalho infantil – Foto: Rodrigo Estrela

O prefeito Vilmar Mariano fez questão de participar do evento. Ele ressaltou que a Prefeitura está empenhada em diminuir os índices de evasão escolar e combater o trabalho infantil. “A proposta é monitorar, avaliar e ajudar as crianças que estejam envolvidas em atividades de trabalho nas ruas do município”, concluiu.

Participaram da solenidade também os vereadores Diony Nery (PSDB), Amendoim (PDT) e Fábio Ideal (PP), que é vice-presidente da Câmara Municipal de Aparecida, e a secretária de Governo, Pollyana Oliveira.