Mais médicos atenderão nas unidades de saúde de Aparecida de Goiânia

Por Camila Godoy

16 de junho de 2018

Por Camila Godoy

16 de junho de 2018

Foto: Wigor Vieira

Prefeitura conquistou a ampliação do número de profissionais para a cidade durante visita do representante do Ministério da Saúde ao município

A manhã deste sábado, 16, foi de conquista para a Saúde de Aparecida. É que o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Rogério Luiz Abdalla, se comprometeu a aumentar o número de médicos da cidade. O anúncio veio durante visita a diversas Unidades de Saúde do município, realizada à convite do prefeito Gustavo Mendanha. O gestor do Governo Federal conheceu parte da estrutura da rede pública de saúde do município, aprovou a qualidade dos serviços prestados e atendeu às reivindicações por mais profissionais.

“É impressionante a estrutura da saúde de Aparecida. O Hospital Municipal é uma unidade de primeiro mundo, que vai atender a população da cidade por completo. A Prefeitura está de parabéns pelo empenho e pode contar com o apoio do Ministério da Saúde”, afirmou Rogério Luiz Abdalla durante o anúncio de que encaminhará mais profissionais da área médica para a cidade o que vai melhorar o atendimento e beneficiar milhares de pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

A visita começou pelo Centro Clínico Municipal, onde a Prefeitura realizava ação com a oferta de mais de 400 consultas de médicos especializados. Em seguida, o secretário do Ministério da Saúde conheceu a estrutura do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia, contruído no setor Cidade Vera Cruz 2, que está previsto para ser inaugurado em agosto deste ano. A comitiva passou ainda pela Unidade Básica de Saúde do Setor Garavelo, onde conversaram com profissionais da saúde do município.

O prefeito Gustavo Mendanha agradeceu a parceria do Ministério da Saúde, por meio da secretaria de Gestão do Trabalho, e reforçou a importância do diálogo entre o município e o Governo Federal. “O secretário Rogério Luiz Abdalla tem sido um grande parceiro da nossa gestão. Ele aceitou nosso convite feito durante a última reunião em Brasília no meio desta semana e veio conferir o trabalho que realizamos aqui na área da Saúde para alinhar futuras contribuições do Ministério da Saúde à cidade. Nós temos trabalhado ao longo dos anos para ampliar e melhorar os serviços de Saúde em Aparecida e a chegada de novos médicos só vem para somar com todas as nossas ações em prol da população”.

O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, apresentou todos os espaços ao representante do Governo Federal e reforçou a necessidade de aumentar o número de médicos do município. “Nossa cidade conta com seis unidades de urgência, que funcionam 24 horas por dia, 36 UBS e está prestes a inaugurar o Hospital Municipal. Uma estrutura que já é referência no Estado e que demanda diversos profissionais”, pontuou ele destacando as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Buriti Sereno, Parque Flamboyant e Setor Brasicon, os CAis Colina Azul e Nova Era e a Maternidade Marlene Teixeira.

Ao final da visita, o secretário do Ministério da Saúde se comprometeu a enviar novos médicos ao município: “Minha equipe realizará um levantamento e, a partir da próxima semana, aumentaremos o número de médicos de Aparecida”. O gestor também alinhou com o  diretor de Gestão à Atenção Primária do município,  Gustavo Amoury, a implantação de novos modelos de gestão para a área. Animado, o coordenador afirmou que este “é um ganho para o município estabelecer diálogos como esse a aproveitar as experiências de excelência”.