Prefeitura cria grupo para conter ação das chuvas e prevenir erosões e alagamentos

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena - Secom

Aparecida de Goiânia, 06 de Outubro de 2015 –  O Prefeito Maguito Vilela, instituiu em reunião, na tarde dessa terça-feira (06), o Grupo Integrado Municipal de Intervenção Preventiva de Defesa Civil. O objetivo principal do grupo é o de buscar soluções preventivas, por meio de fiscalização e manutenção das obras públicas, para evitar riscos à população.

O trabalho do grupo consiste em realizar ações integradas de fiscalização e manutenção preventivas nas obras públicas municipais, principalmente nas áreas de infraestrutura, como recuperação de erosões, pontes e bueiros, além da criação de galerias pluviais. Evitando com isso maiores prejuízos e buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos cidadãos aparecidenses.

“Prevenir é melhor que remediar. A criação desse grupo integrado de prevenção será extremamente importante para acelerar a solução de problemas. Todos os secretários envolvidos são experientes e trabalhando juntos, irão fazer tudo o que for possível para amenizar os transtornos e principalmente, proteger a população”, enfatizou o Prefeito Maguito Vilela.

Serão realizadas ações de desobstrução períodica de galerias pluviais, obras do sistema viário, sinalização de áreas de locais de riscos e remoção de entulhos em áreas públicas e mananciais. Além de priorizar o monitoramento ostensivo em bueiros, galerias pluviais e  em pontos identificados com processos erosivos.

Seguindo a politica  municipal de proteção e defesa civil, o grupo irá desenvolver projetos de forma rápida, para agilizar e executar os reparos necessários que previnem acidentes. E o grupo já está trabalhando na identificação dos principais pontos para dar início aos trabalho de contenção e preservação, já que o período de chuvas torrenciais está próximo.

O Grupo será coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e Integração Institucional, envolvendo ainda as secretarias de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura, Meio Ambiente, Regulação Urbana e Rural, Habitação e Regularização Fundiária, Assistência Social e Superintendência Municipal de Trânsito.

Presenças – Estiveram presentes na reunião de criação do Grupo Integrado Municipal de Intervenção Preventiva de Defesa Civil, os secretários Euler de Morais (Governo e Relação Institucional), Fábio Camargo (Meio Ambiente), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Júlio Lemos (Habitação e Regulação Fundiária), Cilene Alves (Regulação Urbana e Rural), e os superintendentes Valdemir Souto (SMTA), Juliano Cardoso (Defesa Civil), Ademar Rodrigues (Desenvolvimeno Urbano),  Odoncléber Martins (Seinfra).