Prefeitura de Aparecida adere ao programa Cidade Amiga do Idoso

Por Lígia Mariani

5 de outubro de 2017

Foto: Jhonney Macena

Assinatura foi feita durante II Seminário de Boas Práticas no Cuidado com a Pessoa Idosa

Em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, celebrado no último dia 1°, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Conselho Municipal do Idoso e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde de Aparecida de Goiânia, foi realizado nesta quinta-feira, 05,  o Segundo Seminário Boas Práticas no Cuidado com a Pessoa Idosa “Cidade Amiga do Idoso”. O evento ocorreu na sede  Ministério Público de Goiás e contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e da primeira dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

Durante o Seminário, que discutiu ações de cuidados e boas práticas com as pessoas da terceira idade, foi lançado o projeto de inclusão social Cidade Amiga do Idoso com a adesão das cidades de Aparecida de Goiânia, Itumbiara e Cidade de Goiás, que assinaram o Termo de Compromisso de desenvolverem ações e serviços de saúde, educação, assistência social, acessibilidade, mobilidade, inclusão social, participação social e segurança. O objetivo do termo é para que consigam o título de Cidade Amiga do Idoso junto à Organização Mundial de Saúde (OMS).

“É importante que os municípios goianos se mobilizem para aderir à proposta da Cidade Amiga do Idoso. Somos os idosos do futuro e para isso temos que procurar desenvolver políticas públicas voltadas à terceira idade. Temos que fazer da nossa cidade, a extensão do nosso lar, com cuidado, acolhimento, acessibilidade, mobilidade, para melhor viver em comunidade”, salientou o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, que estava acompanhado do vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins.

Selo

A proposta permite a remodelagem estrutural dos municípios para melhor atender as pessoas com mais de 60 anos, oferecendo segurança e equipamentos de acessibilidade e mobilidade em vias públicas. A cidade que se adequar aos parâmetros exigidos pelas instituições internacionais ganha o selo de Cidade Amiga do Idoso.

“Aderir ao Projeto Cidade Amiga do Idoso é importante, mesmo Aparecida já sendo bem desenvolvida nesse quesito com políticas públicas para os idosos sendo executadas de uma maneira eficiente. Já temos mais de 50 academias voltadas aos à melhor idade, além de três Centros de Referências, onde são desenvolvidas diversas atividades. Estamos conseguindo trabalhar em parceria com todas as secretarias que estão empenhadas em executar essas políticas. E nós fomos convidados justamente por isso e tenho certeza que vamos ganhar esse selo”, salientou Mayara Mendanha.

Seminário

O seminário contou com palestras sobre prevenção de Quedas, além do lançamento da Campanha que já conta com a parceria das 18 Regionais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, Promotorias de Justiça, Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Centro de Referência em Atenção a Saúde da Pessoa Idosa (CRASPI), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/GO), Federação de Idosos do Estado de Goiás (Fiego), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás CAU/GO e Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO – Goiás.

Além da presença dos gestores municipais o evento foi voltado para promotores e servidores do MP, profissionais das políticas setoriais destinadas à pessoa idosa, conselheiros e outros que atuam na rede de atendimento à pessoa idosa, técnicos das regionais de saúde, profissionais e técnicos de nível superior que atuam na atenção básica e na Estratégia da Saúde da Família.