Prefeitura de Aparecida adquire novos caminhões da coleta seletiva e amplia serviço para 65 bairros

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena - Secom

Aparecida de Goiânia, 13 de dezembro de 2013 – A Prefeitura de Aparecida adquiriu recentemente mais dois caminhões para a realização da coleta seletiva no município. Com os novos veículos, a coleta ampliará o serviço para mais 30 setores, totalizando 65 bairros atendidos. Os novos caminhões já estão circulando desde o dia 9 de dezembro. “Eles estão fazendo o reconhecimento das rotas e preparando a população das novas regiões para conscientizar-se sobre o processo de reciclagem”, explica a Diretora de Resíduos Sólidos de Aparecida, Márcia Nayane Rocha Santana.

Inicialmente cinco caminhões farão o serviço da coleta seletiva em Aparecida. O quinto veículo começará a rodar na segunda quinzena de janeiro aumentando o serviço para 80 bairros, segundo estimativa da Diretoria de Resíduos Sólidos. Atualmente a coleta seletiva recolhe, em média, 80 toneladas de resíduos recicláveis por dia. “À medida que o programa for avançando, mais caminhões serão adquiridos e este número será triplicado”, ressalta Márcia.

Quanto ao Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos, recentemente inaugurado no Vale do Sol para receber todo o material coletado, a previsão da Diretoria é abri-lo assim que os catadores saírem do Aterro Sanitário do município. Atendendo uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), o acesso de pessoas para a retirada de material reciclável no Aterro será fechado em definitivo a partir do dia 11 de janeiro de 2014. “Fizemos um acordo com os cooperados que pediram extensão do prazo porque os compradores não costumam adquirir os materiais já prensados. É um período de adaptação”, esclarece.

A Diretora pede a colaboração da população no recolhimento do lixo reciclável e ressalta a importância dos catadores neste processo. “Pra mim, mais importante que a questão ambiental de redução dos resíduos e a mitigação do lixo, é a valorização social que há por trás do trabalho dos catadores. Eles são agentes ambientais, que de forma individualizada e com o programa de coleta seletiva, integram a gestão municipal”, avalia Márcia Nayane.

Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) regulamentada pela Lei nº 12.305/10 e aprovada pelo Congresso Nacional em 02 de agosto de 2010 institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos de fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, dos cidadãos e dos titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos.

A Lei Municipal nº 2.817/2009, aprovada em 04 de junho de 2009, institui o serviço de colocação, permanência e coleta de caçambas para a coleta de resíduos inorgânicos nas vias e logradouros públicos do município de Aparecida. De acordo com a lei municipal, a Prefeitura de Aparecida se compromete a utilizar a porcentagem mínima de 25% de resíduos sólidos limpos em obras de pavimentação, calçamento, prevenção de erosões e também na construção civil.

Relação de novos setores contemplados pelo Programa Coleta Seletiva desde 09 de dezembro de 2013

Bairro Hilda

Jardim Mont Serrat

Parque Primavera