Prefeitura de Aparecida aplicou R$ 717 milhões em obras de infraestrutura, saúde e educação

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 15 de março de 2015 – A administração do prefeito Maguito Vilela (PMDB) investiu R$ 717,8 milhões, entre 2009 e 2015, em obras nas áreas de infraestrutura, saúde e educação. Deste montante, 61,1% dos recursos são da própria Prefeitura de Aparecida e o restante foram obtidos por meio de convênio, em sua maioria com o Governo Federal.

Em sete anos, a Prefeitura, administrada pelo peemedebista, investiu em obras nas áreas que mais demandaram R$ 438,9 milhões. Enquanto o Governo Federal aplicou R$ 278,8 milhões. Os dados são da Secretaria de Finanças do município e consideram valores pagos até 31 de dezembro de 2015.

O setor de infraestrutura recebeu a maior fatia dos investimentos. A Prefeitura de Aparecida aplicou R$ 550,9 milhões. Os recursos foram aplicados entre várias obras, como a pavimentação asfáltica de 110 bairros, na construção de três eixos viários e no recapeamento de mais de 300 quilômetros de ruas e avenidas.

Em 2008, Maguito Vilela foi eleito tendo como carro-chefe da campanha a pavimentação asfáltica das ruas habitadas do município, que na época contava apenas com metade das ruas dos 238 bairros pavimentadas. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do município, em sete ano foram executados mais de seis milhões de metros quadrados de asfalto, por meio do programa Asfalto para Todos.

Além da pavimentação asfáltica de setores residenciais e industriais, a Prefeitura de Aparecida investiu muitos recursos financeiros na construção de eixos viários e interligação de bairros. A previsão da administração do prefeito Maguito Vilela é concluir nos próximos seis meses as obras de construção do Eixo Norte-Sul (ENS) 1 e do ENS 5.

O ENS1 é uma via pararela à BR-153. São 13,5 km que interligará toda a região Leste do município. O trecho entre a Avenida Bela Vista, no Jardim Bela Vista, no limite com Goiânia e o setor Chacará São Pedro se encontra praticamente pronto, inclusive sendo utilizado pelos condutores de veículos automotores. O mesmo ocorre na outra ponta do Eixo Norte-Sul 1, no Parque Industrial vice-presidente José Alencar.

O eixo permitiu a ligação dos setores industriais da região Leste da cidade – Dimag, Daiag e Parque Industrial. O trecho que será concluído neste semestre será o que liga a região industrial ao setor Chacará São Pedro. Com a liberação total da via cerca de seis mil viagens por dia devem deixar de ser realizadas pelo perímetro urbano da BR-153.

Em dezembro de 2013, a Prefeitura entregou à população o Eixo Norte-Sul 3, que interliga os setores Vila Maria e Polo Empresarial Goiás ao Centro de Aparecida e ao limite com a capital. O eixo viário também é uma rota alternativa ao pesado tráfego da BR-153.

Mais de R$ 150 milhões aplicados em obras da saúde e educação

O governo do prefeito Maguito Vilela, com o apoio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aplicou o maior volume de recursos financeiros da história de Aparecida para ampliar e melhorar a estrutura física da saúde e educação.

A educação recebeu R$ 110,2 milhões de investimentos que resultaram na ampliação, por exemplo, do número de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Dos 17 Cmeis em funcionamento no município e administrados diretamente pela Secretaria Municipal de Educação (SME), 10 foram construídos e inaugurados por meio de parceria a Prefeitura e o Governo Federal. A previsão da SME é que mais 33 Cmeis sejam implantados até o final do mandato do prefeito. Criando assim 10 mil novas vagas na rede municipal de educação.

Além dos Cmeis, a Prefeitura construiu mais cinco escolas modelos – a mais recente foi inaugurada no início de fevereiro deste ano no Setor Madre Germana 1 – e reformou ou ampliou ampliou a maioria das escolas e Cmeis existentes. A reforma e ampliação das unidades de ensino possibilitaram a implantação de laboratórios de informáticas, bibliotecas e ginásios de esportes.

Mais da metade das escolas contam com ginásios de esportes e a meta é que todas as 59 escolas tenham esse equipamento para facilitar a prática de educação física e atender a comunidade em geral. A Prefeitura também inovou implantando nas escolas e Cmeis, aparelhos de ar-condicionado para melhorar o conforto para os estudantes e profissionais da educação.

SAÚDE – Para superar a falta de estrutura física que impedia aumentar o número de atendimento, a Prefeitura de Aparecida e o Governo Federal investiram em obras de construção de 32 unidades de saúde e um Hospital Municipal com 220 leitos até o dia 31 de dezembro de 2015 R$ 56,5 milhões. Neste montante, também incluiu os recursos aplicados nas reforma e ampliação das poucas unidades existentes. Até 2008, a cidade com mais de meio milhão de habitantes contava apenas com seis unidades de saúde.

Das 32 unidades de saúde, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas – setores Brasicon e Buriti Sereno – já estão em funcionamento e mais 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) agora funcionam em prédio próprios e adequados.

Em 2015, foram investidos R$ 24,2 milhões. Foi o maior investimento em um mesmo ano por conta das obras do Hospital Municipal de 220 leitos, sendo 30 Unidades de Tratamento Intensivo (UTis). A previsão é que a obra seja finalizada em novembro de 2016. Entre construção e aquisição de equipamentos, o hospital deverá custar R$ 113 milhões.

Com o início do funcionamento do hospital, a Secretaria de Saúde do município garante que o ciclo de atendimento em saúde estará completo. Ou seja, do atendimento preventivo, passando por emergência até o tratamento de casos de alta complexidade.