Prefeitura de Aparecida avança na instalação de luminárias de LED na cidade

Por Allan David

24 de outubro de 2023

Por Allan David

24 de outubro de 2023

Foto: Brunno Moreira

Além de deixar as ruas e avenidas mais iluminadas, os novos equipamentos possibilitam aos cofres públicos uma economia superior a 50%; tecnologia garante o triplo de durabilidade em relação às lâmpadas convencionais

A modernização da iluminação pública em Aparecida segue em ritmo acelerado. De norte a sul da cidade, a Prefeitura de Aparecida tem substituído neste ano as lâmpadas convencionais por luminárias de LED, deixando as ruas mais iluminadas e, consequentemente, mais seguras.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), responsável pela manutenção na iluminação pública, a instalação das luminárias de LED já foi concluída em importantes vias do município. Entre elas estão a Avenida Independência, na região central; Avenida V-5, no Cidade Vera Cruz; Avenida Brasil, no Jardim Belo Horizonte; Avenida Santana, na região leste; e Avenida Guiraupya (conhecida como Chuchuzal) passaram a contar com iluminação de LED. Veja abaixo a relação completa.

Todo o trecho de 5km da Avenida Independência conta com iluminação de LED, do Setor Central ao bairro Cidade Livre. E seu trajeto até o Alto Paraíso, na ligação com a GO-040, também recebeu a nova iluminação. É o caso da Avenida 21 de Abril (Nova Cidade), Avenida dos Protestantes (Jardim Alto Paraíso) e Avenida Nossa Senhora Aparecida (Jardim Alto Paraíso), e da Rua 22 (altura do Cidade Livre), Avenida Benedito Silvestre de Tolêdo (Jardim Riviera), Rua 1 (Parque Haiala), Avenida C (Parque Ibirapuera), onde a iluminação também está sendo modernizada, integrando esse grande eixo que corta a cidade de leste a oeste.

Avenida Independ̻ncia foi uma das primeiras de Aparecida a receber ilumina̤̣o em LED РFoto: Brunno Moreira

Na lista das próximas ruas e avenidas a receberem a nova iluminação estão ainda Avenida Igualdade, no Garavelo; Avenida da Paz, que liga o Garavelo ao Bairro Cardoso; e Avenida São João, no Jardim Nova Era, entre outras.

“Uma iluminação pública eficiente e moderna traz vários benefícios à população, como mais segurança e melhores condições ao tráfego de veículos, ciclistas e pedestres, além de economia aos cofres públicos. É um recurso que, ao ser implementado, ajuda também a valorizar os imóveis dos moradores e melhorar a qualidade de vida”, analisa o prefeito Vilmar Mariano.

Secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha destaca que a iluminação de LED possibilita uma economia superior a 50%, garante o triplo de durabilidade em relação às lâmpadas convencionais e entrega mais luminosidade. “A partir de julho, fizemos a contratação das luminárias LED para implantação em toda a cidade. E nesta negociação, nós economizamos R$ 3 milhões em relação a uma primeira negociação, que não prosperou porque os valores estavam fora dos preços praticados no mercado”, lembra o gestor.

Avenida São Paulo, na Vila Brasília, também já teve a iluminação modernizada – Foto: Brunno Moreira

A troca de 100% das lâmpadas convencionais por luminárias da LED é prevista para até o final de 2024.

Conheça as ruas e avenidas que já receberam iluminação em LED

Avenida de Furnas, Setor Araguaia
Avenida Dom Fernando, Cidade Livre
Avenida Transamazônica
Avenida São Paulo, Virgínia Park

Luminárias em LED equipam a iluminação pública também na Avenida Santana, na região do Nova Olinda – Foto: Brunno Moreira

Iluminação da BR-153

A Prefeitura de Aparecida iniciou na semana passada a implantação e troca das luminárias do perímetro urbano da rodovia federal BR-153. O trecho que corta a cidade tem 10km de extensão. A execução do serviço é feita também pela SDU, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA).

Iluminação em LED proporciona mais segurança no tráfego na BR-153 – Foto: Brunno Moreira

Além das luminárias, também são repostos a fiação e os disjuntores, que antes não comportavam a voltagem necessária para manter as luzes acesas. O investimento inicial do município é de R$ 500 mil, valor que ainda deve ser utilizado para a manutenção dos postes.

O trecho será contemplado com a instalação de 380 luminárias modernas de 400W, de sódio metálico, em tonalidade branca, que garante melhor visibilidade para motoristas, além de contribuir para a redução de acidentes e proporcionar mais segurança aos motoristas e pedestres que transitam pelo local. A previsão é que os reparos sejam feitos em até 15 dias.