Prefeitura de Aparecida conquista mais US$ 35 mi para construção de novos eixos viários

9 de maio de 2017

Foto: Arquivo - Secom

Aparecida de Goiânia, 30 de dezembro de 2014  A Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) – composta por representantes dos ministérios do Planejamento, Fazenda e Relações Exteriores e do Banco Central do Brasil – aprovou um novo financiamento de US$ 35 milhões de dólares da Prefeitura de Aparecida de Goiânia junto ao Banco Andino de Fomento.

Em 2012, o município já havia assinado o primeiro contrato de financiamento no mesmo valor. O dinheiro está sendo utilizado na construção de três eixos estruturantes – Eixo Norte-Sul 1, 3 e 5 – e o Parque Tecnológico.

O novo projeto prevê a construção de mais avenidas duplicadas. A maioria na Região Oeste de Aparecida (Garavelo). O Eixo Leste-Oeste 4 ligará os setores Morada dos Passáros, Pontal Sul e Jardim Tiradentes. O Eixo LO 5A sairá dos setores Jardim Florença e Independência Mansões passando pelo setor Campos Elíseos até o setor Goiânia Park Sul.

Já o Eixo Norte-Sul 7 ligará o Setor Pontal Sul a Avenida Rio Verde, no Bairro Cardoso, passando pelo Anel Viário, no Setor Buriti Sereno. O recurso obtido junto ao Banco Andino viabilizará a construção de uma avenida em pista dupla do setor Bairro Cardoso, passando pelos setores Buriti Sereno e Aeroporto Sul, até a GO-040, no Jardim Maranata.

Além das intervenções viárias na região do Garavelo, o novo financiamento permitirá a construção de uma avenida que ligará o Eixo Norte-Sul 1 – na região Leste – até o campus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Aeroporto Executivo.

“A implantação dos eixos estruturantes tem como objetivo interligar as diversas regiões de Aparecida, que cresceu de forma desordenada. A cidade é esparramada e horizontalizada. Acreditamos que essas obras melhorão a comunicação entre os bairros e a mobilidade urbana. Estamos pensando e preparando a cidade para os próximos 30 anos”, sublinhou o prefeito Maguito Vilela (PMDB).

A assinatura do novo contrato deve ocorrer ainda em 2015. “Quando apresentamos o projeto em 2010 pleiteamos US$ 70 milhões. Conseguimos aprovar a metade e iniciamos as obras em 2012. Agora iniciamos o processo para obter a outra parte. A aprovação da Cofiex praticamente nos assegura que vamos conseguir os recursos”, explicou o secretário de Controle Interno de Aparecida e gerente do contrato com o Banco Andino, André Luís Rosa.

Financiamento inédito melhora mobilidade urbana de Aparecida

A história do financiamento internacional inédito do município de Aparecida de Goiânia começou em 2010 no segundo ano do primeiro mandato do prefeito Maguito Vilela. O Programa de Reestruturação Viária na Bacia do Ribeirão Santo Antônio basicamente previa a construção dos eixos viários Norte-Sul 1, 3 e 5 e do Parque Tecnológico. A contrapartida ocorre no mesmo volume, mas é aplicada em pavimentação asfáltica de bairros.

Após passar por aprovação na Câmara Municipal de Aparecida, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal e votação no plenário do Senado Federal, sanção pela presidenta Dilma Roussef e assinatura oficial do convênio entre a Prefeitura e o Banco Andino, o prefeito Maguito Vilela (PMDB), assinou a ordem de serviço para as obras no final de outubro de 2012.

Em dezembro de 2013, o peemedebista inaugurou a primeira obra fruto do empréstimo. O Complexo Viário Eixo Norte-Sul 3, que liga o Centro de Aparecida à divisa com Goiânia, passando pelo Polo Empresarial Goiás e a Vila Maria.

As obras do Eixo Norte-Sul 1, que liga a região do Setor Santa Luzia ao Centro de Aparecida, encontra-se em obras. São 13,5 quilômetros em pista dupla. As duas vias vão colaborar para desafogar o trânsito da BR-153.

Em relação ao Eixo Norte-Sul 5 que ligará o Anel Viário a Avenida Rio Verde – interligando os setores Cidade Vera Cruz 1 e 2, Bairro Cardoso, Conjunto Estrela do Sul e Jardim Helvécia – , o gestor do contrato com o Banco Andino estima que as obras serão iniciadas e concluídas em 2015.

Além dos eixos estruturantes, os recursos foram empregados na construção do Parque Tecnológico de Aparecida, que vai funcionar próximo ao Polo Empresarial Goiás e ao Instituto Federal de Goiás (IFG). A previsão é que no primeiro semestre de 2015 seja lançado o edital de chamamento das empresas que poderão se instalar no Parque Tecnológico. A arrecadação no empreendimento garantirá o pagamento dos empréstimos junto ao organismo financeiro internacional.