Prefeitura de Aparecida e Unifan levam serviços gratuitos à população

Por Rackel Vieira

16 de maio de 2023

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia firmou uma parceria com o Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) para a realização da 18° edição do Movimento Científico e Cultural (MOCCA), que acontecerá entre os dias 17 e 20 de maio, com programação entre as 9h e 22h, na sede da universidade, localizada na Avenida Bela Vista, nº 26, setor Jardim Esmeralda.

O evento, que contará com atendimentos gratuitos à população em diversas áreas, inicia na manhã desta quarta-feira, 17, às 9h, no estacionamento da universidade. Contudo, a solenidade de abertura oficial ocorrerá no mesmo dia e local, às 19h, e contará com a presença do prefeito Vilmar Mariano. Na abertura estão previstas apresentações musicais, de dança e da Banda Sinfônica de Música de Aparecida de Goiânia, sob a regência do Maestro Francinaldo.

A parceria para realização do Movimento Científico e Cultural inclui a participação das secretarias da Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Cultura, Educação, Desenvolvimento Urbano, além da Defesa do Consumidor (Procon) e das Secretarias Executivas de Mobilidade e Trânsito (SMTA) e Turismo e Relações Internacionais.

Como parte da programação, serão realizados projetos e oficinas de professores e estudantes da Unifan, que abrangem oferta de atendimentos gratuitos à população nas áreas da Saúde (com 400 consultas médicas e oftalmológicas), Jurídica, Educacional, Empresarial, Contábil, Ambiental e Cultural.

No local os participantes contarão, ainda, com emissão de carteira de identidade, orientação para aberturas de empresas, consultoria para declaração de Imposto de Renda (IR), corte de cabelo, orientações para programas de bolsas universitárias, entre outros. Também está previsto apresentações artísticas, shows de talentos e gincana de arrecadação de alimentos.

Atendimentos gratuitos da Prefeitura

Os atendimentos diretos serão oferecidos à população somente nos dias 17,18 e 19 de maio, das 9h às 17h. Entre os atendimentos ofertados pela Prefeitura estão o de vacinação, orientação ao consumidor, atualização e cadastro no Cadúnico e Bolsa Família, emissão do passaporte do idoso, encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sistema Municipal de Emprego (SIME), ação de planetário para os estudantes, atendimento às crianças com Projeto de Atividade Pedagógica Integrada (ATI) e palestras sobre “Primeiros Socorros” para gestores de escolas particulares – que ocorrerá na sexta-feira (19), às 8h).

Feira da Criatividade

A 3ª edição da “Feira da Criatividade”, promovida pela Secretaria Executiva de Turismo e Relações Internacionais, ligado à Secretaria Municipal de Trabalho de Aparecida, será uma atração realizada dentro do MOCCA, das 9h às 21h. Os participantes terão à disposição uma área com gastronomia regional, vendas de artesanato e exibição de ideias inovadoras.

Casamento Comunitário

O Mocca também vai realizar o casamento de 52 casais que se inscreveram para a 6ª edição do programa “Casamento Comunitário”. A cerimônia ocorrerá na quinta-feira (18), às 19h, no local do evento.
O programa que já contemplou mais de 1.400 casais em cinco edições, busca facilitar a oficialização do matrimônio de casais que não tem condições para arcar com os custeios da certidão concedida pelo cartório e a celebração ecumênica.

Caminhada Ecológica

Também está incluso na programação, a Caminhada Ecológica. A concentração será às 8h, em frente a Unifan, com destino a nascente do Córrego Pipa, na APM 01, Rua Marabá, com Rua 03, com Rua EM-20, no setor Vila Sul.

Manutenção nos bairros

Durante os quatro dias de ação, servidores municipais estarão atuando no bairro em que o evento acontecerá (Jardim das Esmeraldas) e em toda a região, realizando manutenção das vias públicas, bem como limpeza urbana, roçagem, troca de lâmpadas e revitalização de sinalização de trânsito.

O restante da programação pode ser conferido no link: http://www.unifan.edu.br/unifan/aparecida/