Prefeitura de Aparecida empossa membros do Conselho de Igualdade Racial

Por Rafael Freitas

6 de outubro de 2021

Foto: Wigor Vieira

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Articulação Política, empossou na tarde desta quarta-feira, 06, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, os membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Ao todo foram empossados 32 conselheiros, sendo 16 titulares e 16 suplentes para o biênio 2021/2022. A solenidade de posse contou com a presença o vice-prefeito Vilmar Mariano – que, na ocasião, representou o prefeito Gustavo Mendanha -, o secretário municipal de Ação Integrada, Vanilson Bueno, e o vereador Getúlio Andrade.

O Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, formado por pessoas da sociedade civil, do Poder Executivo e Câmara Municipal, é um colegiado de caráter consultivo, deliberativo, que visa implementar e desenvolver políticas públicas para garantir à população igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos, bem como combater a discriminação e outras formas de intolerância étnica.

“Somos uma cidade pluralista, que recebe pessoas de várias regiões do país. Portanto, esse é um conselho que tem a responsabilidade de elaborar e desenvolver políticas públicas de igualdade racial, promover dignidade, igualdade e oportunidade para todos”, afirmou o vice-prefeito Vilmar Mariano.

O secretário executivo de Apoio a Gestão, Divino Ajax, também comentou da importância do conselho. “Avançamos muito, mas precisamos e podermos avançar muito mais, não só no combate às diversas formas de discriminação, mas no fortalecimento das comunidades. Por isso, esse conselho tem essa atribuição de identificar pontos, elaborar políticas públicas e estabelecer o desenvolvimento delas”, afirmou.

O coordenador de Igualdade Racial, André Luiz, também destacou as atribuições do conselho. “Vamos trabalhar a construção de uma política articulada, estratégica, que possa atender as comunidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas e reduzindo as desigualdades”.

“É uma honra estar aqui hoje presenciando essa posse. O conselho é um auxílio na construção de ações políticas e obras públicas para a cidade. Isso é afirmar e atender as necessidades do nosso povo. Portanto, os conselhos se integram ao poder público para identificar, elaborar e desenvolver ações visam promover qualidade de vida. E nós, enquanto pessoas públicas, temos que trabalhar muito para atender as comunidades e combater as formas de discriminação e intolerância”, disse a secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia, Cristina Lopes, que prestigiou a solenidade de posse.

Marcaram presença no evento a ex-deputada estadual Isaura Lemos e diversas lideranças da comunidade quilombola, de religiões de matriz africana e LGBTQIA+. A solenidade contou também com apresentação cultural de capoeira e dança.