Prefeitura de Aparecida entrega espaços maker para a Educação

Por Juliana Fulquim

10 de fevereiro de 2023

Foto: Caudivino Antunes

61 escolas municipais de ensino fundamental I serão beneficiadas com os espaços que terão. No total, 1,5 mil computadores serão instalados nas unidades educacionais

A cultura maker está invadindo os ambientes educacionais. Uma abordagem que valoriza a autonomia, o pensamento reflexivo e crítico, a criatividade e a cooperação entre estudantes, colocando-os como protagonistas da própria aprendizagem. Diante dessa nova realidade da educação, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia lançou, para o ano letivo de 2023 os Espaços Maker nas Escolas Municipais.

O evento de lançamento foi realizado nesta quinta-feira, 09, na Escola Municipal Santo Antônio, Cidade Satélite São Luiz com a presença do prefeito Vilmar Mariano, autoridades, gestores de unidades de ensino e dos alunos da escola.

“Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso dos nossos estudantes ao mundo da tecnologia. Temos aulas de robótica nas escolas e agora esses espaços com computadores ajudarão ainda mais neste processo de aprendizado de nossos estudantes, para que tenham um futuro de qualidade”, pontuou o prefeito Vilmar Mariano.

E foram justamente as crianças que mais gostaram da ideia do espaço de tecnologia em sua escola. Para os alunos Nicolas Dourado Borges e Valentina Macedo, ambos do 3° ano, a oportunidade de se conectarem ao mundo tecnológico aumentará o acesso as informações. “Vamos poder mexer e aprender mais coisas, também vamos usar para estudar, já que em casa é mais difícil”, comentaram.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia investiu de recursos do próprio Tesouro Municipal cerca de R$ 9 milhões de reais para a aquisição de 1,5 mil computadores e de suprimentos de informática. O material adquirido será distribuído para as 61 Escolas Municipais que atendem o Ensino Fundamental I e para a sede da SME.

“Os equipamentos trarão mais dinamismo para o ensino e aprendizagem dos alunos e devem melhorar o atendimento aos pais na Secretaria de Educação”, comentou o secretário de Educação, professor Divino Gustavo.

O espaço maker é um ambiente personalizado, que visa oferecer oportunidades para os estudantes colocarem a “mão na massa”. Nesse local, eles são incentivados a trabalhar a criatividade por meio da aplicação de atividades e projetos interdisciplinares com uso de tecnologia, objetos recicláveis e outros materiais.

Para o Superintendente de Inovação e Tecnologias Educacionais, Luciano Fernandes, o grande intuito de um espaço maker nas escolas é proporcionar aos estudantes um lugar propício para que as ideias surjam a partir da experimentação e do compartilhamento.

“O esperado é que os alunos consigam utilizar da melhor forma possível os computadores e tudo que o mundo virtual possa proporcionar ao desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem”, afirmou.

Prefeito Vilmar Mariano aproveitou a inauguração dos Espaços Maker para também lançar a Biblioteca Digital, que poderá ser usada não somente pelos alunos, mas por toda a população aparecidense. “O incentivo a leitura e ao conhecimento é uma das marcas que quero deixar para os aparecidense. Investir em educação é um prazer para nossa gestão”, concluiu o gestor.

Presenças – Estiveram presentes na solenidade de lançamento dos Espaços Maker os deputados Professor Alcides(PL) e Veter Martins (Patriota). E os vereadores Amendoim, Diony Nery, William Panda, Fábio Ideal, Elio Bom Sucesso e Lelis Pereira. Além dos secretários Ubiraci Silva (Habitação), Roberto Cândido (Segurança Pública) e Cláudio Everson (Secretaria Municipal Meio Ambiente).