Estratégia começa nesta segunda-feira, 26, com foco em adolescentes de 15 a 19 anos não imunizados, para ampliar a cobertura vacinal e prevenir cânceres associados ao papilomavírus humano
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta segunda-feira (26) uma nova etapa da campanha de vacinação contra o HPV, com foco em adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados. A ação visa ampliar a cobertura vacinal e prevenir doenças graves associadas ao papilomavírus humano, como câncer do colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais.
Segundo estimativas da SMS, cerca de 22.045 adolescentes não foram vacinados em Aparecida: 14.467 do sexo masculino e 7.578 do sexo feminino. A meta da campanha é imunizar pelo menos 90% desse público até o fim da mobilização.
“Essa vacinação contra o HPV é muito importante, segura e gratuita. Países que atingiram alta cobertura vacinal já reduziram em mais de 80% os casos de câncer do colo do útero e praticamente eliminaram as verrugas genitais. Trabalhamos para alcançar esse resultado em Aparecida também”, afirma o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, reforça: “Vacinar é um ato de responsabilidade com a própria saúde e com o coletivo. Estamos empenhados em proteger nossos jovens de doenças que podem ser evitadas com a imunização.”
Já a chefe da Central de Imunização, Elizia Cerqueira, destaca: “Há aproximadamente 7 milhões de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o HPV em todo o Brasil. Em Aparecida, vamos ao encontro deles com uma estratégia ampla e baseada em evidências científicas.”
Ações e locais de vacinação
A vacinação será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com funcionamento das salas de vacina das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, além da Central de Imunização, que atende até as 18h30 em dias úteis e aos sábados até 13h. Postos volantes também serão instalados em locais estratégicos no período noturno, das 18h às 22h, para alcançar adolescentes em áreas de grande circulação.
Ao todo, mais de 35 pontos fixos em diversos bairros estarão disponíveis, além de praças, centros culturais e equipamentos públicos parceiros.
Confira as salas de vacinas fixas:
Público-alvo
Além dos adolescentes de 9 a 14 anos, que já fazem parte do calendário de vacinação de rotina, a nova etapa contempla:
• Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos não vacinados;
• Pessoas vivendo com HIV, transplantados e pacientes oncológicos (9 a 45 anos);
• Vítimas de violência sexual (15 a 45 anos);
• Usuários de PrEP (15 a 45 anos);
• Pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente a partir de 2 anos.
Postos volantes – 26 a 30 de maio (das 18h às 22h)
• 26/05 (segunda-feira): Praça Sabiá (Colina Azul) e Praça da Juventude (Garavelo)
• 27/05 (terça-feira): CEU das Artes Vera Cruz e CEU Parque Flamboyant
• 28/05 (quarta-feira): Praça Madre Germana e Aparecida PREVI
• 29/05 (quinta-feira): Vigilância Epidemiológica (Nova Olinda) e Parque das Nações
• 30/05 (sexta-feira): Assentamento Marília Mendonça e Praça da Matriz (Centro)