Prefeitura de Aparecida mantém quatro frentes de roçagem na cidade

Por Thiago Oliveira

29 de abril de 2024

Por Thiago Oliveira

29 de abril de 2024

Foto: Jhonnney Macena

Equipes atuam na limpeza e roçagem de áreas públicas, canteiros e praças. Serviço deve se estender para áreas privadas nos próximos dias

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), está empenhada na manutenção da limpeza urbana em toda a cidade. Com o início do período de estiagem, a programação de roçagem foi intensificada, contando com quatro equipes de trabalho atuando simultaneamente em diferentes áreas do município.

O foco principal das equipes está na roçagem de canteiros, praças e demais espaços públicos, visando garantir um ambiente limpo e agradável para toda a população. Nas próximas semanas o trabalho deve se estender às áreas privadas e lotes baldios com a roçagem e a remoção de entulhos.

“Temos o comprometimento de manter a cidade limpa. Com o período de estiagem o trabalho deve avançar de forma coordenada para atender todos os bairros da forma mais rápida possível”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha.

A cidade conta atualmente com mais de 80 mil lotes baldios e outras áreas privadas que necessitam de roçagem. O secretário ressalta que os cuidados com esses espaços são de responsabilidade dos proprietários das áreas privadas, mas a Prefeitura atua na limpeza e roçagem para que os transtornos causados pelo mato alto não atinjam a população de Aparecida. O serviço é debitado diretamente no ITU, pago pelo contribuinte.

A população também pode solicitar a limpeza urbana e a roçagem pelo WhatsApp da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) 62 984718030 e pelos canais digitais da Prefeitura de Aparecida.

Descarte irregular de lixo atrapalha roçagem
O coordenador fiscal de roçagem, Waldir Pereira ressalta que para uma limpeza mais ágil é necessário que a população faça a sua parte no descarte correto de lixo e entulho. O lixo nos lotes baldios além de deixar a cidade mais suja, impacta no trabalho dos tratores. Quando as máquinas se deparam com galhos de árvores, restos de construção e fios, por exemplo, precisam fazer a roçagem mais lenta para que não haja nenhum prejuízo ao trabalhador e a máquina.

Além disso, o entulho descartado de forma irregular é uma prática que caracteriza crime ambiental, que é passível de multa para quem pratica este tipo de ação. O lixo também demanda um número maior de servidores e a disponibilização de mais tratores em um só lugar, o que afeta o atendimento de outros bairros.

“É importante que a população contribua com a limpeza da cidade dando a destinação correta para o lixo, entulho, restos de equipamentos elétricos. Isso deixa o trabalho das equipes mais seguro e agiliza o trabalho em toda a cidade”, ressaltou Waldir.

Como solicitar o Serviço Disque Busca
O Disque Busca é o serviço que recolhe móveis velhos inservíveis, isto é, equipamentos de uso doméstico que estão fora das condições de uso. O serviço é oferecido gratuitamente e funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, e pode ser solicitado por meio do telefone/whatsapp 3545-9969.

É necessário que o solicitante informe os dados pessoais, o endereço completo e telefone para contato. Aberta a solicitação do serviço, as equipes do Disque Busca vão até a residência, no dia e horário agendado, para recolher o material dispensado pelo morador.