Prefeitura de Aparecida pretende implantar polo para micro e pequenas empresas

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Casa do Empreendedor

Aparecida de Goiânia, 02 de julho 2015 – O Superintendente da Micro e Pequena Empresa de Aparecida, Elson Dias, visitou na tarde da última quarta-feira (01), o Polo de Micro e Pequenos Empresários de Inhumas. O objetivo da visita é conhecer o modelo implementado pela Prefeitura de Inhumas e aplicá-lo futuramente em Aparecida, já que Inhumas tem se destacado, no Estado, pelo seu crescimento comercial e industrial.

São três polos divididos por segmento: o de indústria têxtil, funilaria e doçarias, que são atividades tradicionais na região. Nos moldes de Inhumas, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e Casa do Empreendedor, agora estuda a possibilidade de implantar um polo para Micro e Pequenos negócios em Aparecida.

Segundo Elson Dias, o número de empresas em Aparecida cresceu muito nos últimos anos. Em 2008 pouco existiam pouco mais de 5 mil empresas ativas na cidade, e atualmente são 25 mil empresas ativas. “Isso demonstra o potencial da nossa cidade, que abriga e dá espaço tanto para multinacionais quanto para pequeno negócio. Ambos contribuem muito para o crescimento da nossa cidade”, ressaltou o superintendente.

Ainda de acordo com Elson Dias, em função do desenvolvimento de Aparecida, a atual administração se preocupa em fomentar o setor comercial e industrial. “A atual gestão facilitou o processo de abertura de empresas, além da criação da Casa do Empreendedor e parcerias com instituições que oferecem crédito e outras facilidades para pequenos empresários. Agora pretendemos criar um polo, como o de Inhumas, aqui no nosso município”, salientou.

O secretário de Indústria e Comércio de Inhumas, José Harley, contou que o polo funciona hoje com atividades que antes viviam na informalidade. “Eram empresas de fundos de quintais e agora possuem o amparo do poder público e a oportunidade de crescer e contribuir ainda mais com o desenvolvimento de Inhumas”, disse.

Os polos de Inhumas têm em média 60 mil metros quadrados cada um, divididos em lojas de 800 metros quadrados. Os segmentos de funilaria e doçaria ainda estão em fase inicial de implantação, mas o têxtil já está com a primeira etapa em pleno funcionamento. “Já temos área para a segunda etapa e queremos trazer para cá uma feira de modas com o objetivo de fomentar o comércio”, completou.

Durante a visita à Inhumas, o Superintendente da Micro e Pequena Empresa de Aparecida representou o secretário de Indústria e Comércio de Aparecida Ralph Vicente, e foi acompanhado pelo secretário de Inhumas, José Harley.

 

Potencial econômico e industrial

Aparecida sedia atualmente o maior parque industrial da Região Metropolitana de Goiânia. O município abriga cinco polos industriais – Dimag, Daiag, Polo Empresarial Goiás, Parque Industrial vice-presidente José Alencar e Polo de Reciclagem. Outros dois polos estão em implantação: o polo da iniciativa privada All Park e o Complexo Industrial Metropolitano.

Desde a inauguração da Casa do Empreendedor, em 2014, o prefeito Maguito Vilela garantiu ainda todo apoio para o fortalecimento do setor industrial em Aparecida. O objetivo é que o crescimento desse setor atinja desde grandes empresas ao pequeno negócio, gerando emprego, renda e mais desenvolvimento para a cidade. Não é à toa que Aparecida apareceu em estudos realizados pela Revista Exame como a 4° cidade do país com maior poder de consumo.

Além disso, Aparecida foi a cidade em Goiás que mais gerou empregos no ano de 2014. Foram criadas 3.009 vagas durante todo o ano passado. Número que ficou acima da capital, onde foram criados 1.590 novos empregos. Os dados foram divulgados no início de 2015 pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho, Emprego e Renda.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)