Prefeitura de Aparecida promove mutirão da saúde com mais de 550 atendimentos neste sábado, 30

Por Camila Godoy

30 de abril de 2022

Por Camila Godoy

30 de abril de 2022


Foto: Ênio Medeiros

As consultas, exames e procedimentos ocorreram por agendamento prévio, no Centro de Especialidades e no Núcleo de Cuidados em Saúde Mental

Em menos de um mês, a Prefeitura de Aparecida realizou dois mutirões da saúde com o objetivo de reduzir o tempo de espera por consultas, exames e procedimentos na rede pública municipal. Neste sábado, 30, mais de 550 moradores foram beneficiados com a ação, que promoveu atendimentos agendados no Centro de Especialidades e no Núcleo de Cuidados em Saúde Mental. 

O mutirão disponibilizou consultas médicas em cardiologia, neurologia, endocrinologia, reumatologia, ortopedia, urologia, ginecologia e psiquiatria, além de exames de ultrassonografia e pequenas cirurgias. 

Satisfeito com os resultados, o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, acompanhou a força-tarefa: “Os mutirões são uma determinação do prefeito Vilmar Mariano, pois beneficiam todo o sistema. Em um só dia agrupamos a mesma quantidade de profissionais e de pacientes que passam pelas unidades durante a semana, reduzindo o tempo médio de espera”.

A diretora de urgências, emergências e especialidades de Aparecida, Renata Marcelino, também reforçou a importância da ação: “Quando um paciente passa pelo primeiro atendimento com clínico geral e o profissional identifica a necessidade de encaminhamento para um especialista, esse atendimento passa a ser muito aguardado pelo paciente. A partir dessa consulta ele recebe uma avaliação mais aprofundada, tem acesso a exames e inicia o tratamento. Logo, agilizar as consultas é fundamental”.  

Satisfação de profissionais e pacientes

A médica neurologista Roussiane Alves Gaioso concordou com os gestores e parabenizou a realização do mutirão:Nossa demanda é muito alta e ações como essa aceleram a fila de espera. É um momento que vale a pena participar, pois nosso foco é na qualidade da assistência dos usuários do Sistema Único de Saúde”. 

Nesse sentido, Neire Cristina Braz, moradora do Independência Mansões, uma das atendidas pela neurologista, aprovou a iniciativa. Com dores crônicas, sequelas da Chikungunya, ela aguardava ansiosa pela avaliação da profissional. “O atendimento no mutirão está sendo rápido e eu fiquei bem satisfeita com o que vi. Poderei dar prosseguimento ao tratamento”, avaliou.

Realização

A gestante Ingrid Lorrayne Alves Faria, moradora do Bairro Independência, está no oitavo mês de gestação, reta final da gravidez, e foi uma das beneficiadas pelo Mutirão. Ela realizou uma ultrassom e conseguiu matar um pouco da ansiedade de ver o filho. “Faço pré-natal na rede e estava louca por esse momento. Quem está grávida deve me entender. É muito emocionante ver o nosso bebê”, afirmou.

Outra vez, a agilidade foi motivo de parabenização pelos moradores. Dircilene Maria Sampaio estava acompanhando a filha Ana Claro Sampaio de Souza, de 17 anos, que realizava uma pequena cirurgia. Ela aguardava o procedimento desde dezembro, com bastante nervosismo. “Mas quando chegamos aqui, ela até se acalmou. O atendimento é muito bom e os funcionários são atenciosos. Eu morava em Goiânia e me mudei há pouco tempo para Aparecida. Estou encantada. As consultas e exames são rápidos”, elogiou a mãe.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)