Prefeitura de Aparecida realiza ação para conter surto de escorpiões no Conjunto Estrela do Sul

Por Thiago Oliveira

15 de janeiro de 2024

Por Thiago Oliveira

15 de janeiro de 2024


Foto: Claudivino Antunes

Mais de 30 servidores foram mobilizados para retirar entulhos e dedetizar locais onde foram encontrados esses animais. Secretaria de Saúde alerta população para adotar medidas de prevenção

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na tarde desta segunda-feira, 15, uma ação de bloqueio para contenção de um surto de escorpiões. A força-tarefa foi realizada no Conjunto Estrela do Sul e envolveu servidores da Vigilância em Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).

O bairro registrou um caso de picada do animal, o que mobilizou as equipes da Vigilância. Na região, foram realizadas inspeções em áreas de maior incidência, como terrenos baldios e residências para identificar possíveis criadouros e locais propícios para a presença dos escorpiões. A população também foi orientada a adotar práticas preventivas e como proceder em caso de picadas.

Foram mobilizados mais de 30 servidores para esta ação, que concentrou os trabalhos na busca de animais, remoção de lixo e entulhos e na dedetização utilizando métodos seguros e eficazes. A aplicação de inseticidas específicos e a captura controlada estão entre as estratégias adotadas para minimizar a presença desses aracnídeos.

O coordenador de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Edson Fernandes, destaca algumas dicas para impedir a ocorrência de escorpiões nas casas e quintais. “Todos devem manter limpas as áreas internas e externas dos imóveis, retirando e manejando adequadamente lixo, entulhos, materiais de construção e folhagens, dentre outros. A sujeira contribui para a existência de baratas e outros insetos que servem de comida para os escorpiões”, ressalta.

Para evitar a picada de escorpião e outros animais peçonhentos, o coordenador também aconselha a verificação de roupas e sapatos antes de utilizá-los, além de vedar ou telar ralos e outros espaços que podem servir de porta de entrada para os animais.

A moradora do Setor Estrela do Sul, Lorraine Rodrigues Lopes, entrou em contato com a SMS após uma vizinha ser picada por um escorpião. A dona de casa afirma que tem cuidado do quintal para evitar a proliferação dos animais. “Para a gente que tem criança e animal doméstico em casa, esse tipo de situação é um perigo. Por isso, liguei para a Vigilância e imediatamente eles vieram aqui fazer a limpeza da nossa quadra. A gente só tem a agradecer por essa rápida ação da Prefeitura”, comentou a moradora.

Em 2023 foram notificados 55 casos de picada por escorpião em Aparecida. Por isso, a Prefeitura orienta que os moradores também façam a sua parte na prevenção de incidentes com animais peçonhentos. A população pode buscar maiores orientações junto à Vigilância em Saúde pelo telefone 3545-4819.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)