Prefeitura de Aparecida realiza “dia D” do Novembro Azul

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo

Aparecida de Goiânia, 18 de novembro de 2014 – No dia 19 de novembro é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional do Homem. A data tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte e do sul, Europa, África e Ásia. Para comemorar o dia, a Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quarta-feira, o “dia D” para lembrar o mês de combate ao câncer de próstata e outras doenças, “Novembro Azul”.

Durante o evento foram oferecidos serviços como triagem para hipertensão, diabetes, avaliação nutricional e orientações para prevenção do câncer de próstata na população masculina, além da distribuição de materiais educativos. “Nosso principal objetivo é conscientizar e melhorar a saúde dos homens, bem como o seu bem estar social, emocional e físico”, explicou a Coordenadora da Saúde do Homem no município, Patrícia Carvalho.

Os homens, que durante os exames apresentaram alguma alteração na pressão ou glicemia, foram orientados a procurar um PSF mais próximo para atendimento específico. “A maior causa de óbito entre homens é cardiovascular, seguido do Câncer de Próstata. Queremos é sensibilizar a população masculina para o cuidado de sua saúde aumentando a procura dos serviços na busca pela prevenção de agravos evitáveis, promovendo a vida com mais qualidade e segurança”, destacou Patrícia.

O senhor João Rosa, servidor municipal foi um dos que buscaram a orientação e saiu satisfeito com o resultado. “Pressão boa, glicemia boa, dentro do peso e sem propensão a algum problema, acho que é de tanto varrer rua”, sorriu. “Acho muito importante essa forma de prevenção, porque às vezes esquecemos e deixamos pra lá uma coisa tão importante”, concluiu.

Para lembrar o mês de combate ao câncer de próstata, “Novembro Azul”, a prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta quarta-feira (19), uma mobilização na Praça da Matriz, das 8h às 11h30. “Nosso objetivo é sensibilizar a população masculina para o cuidado de sua saúde aumentando a procura dos serviços na busca pela prevenção de agravos evitáveis, promovendo a vida com mais qualidade e segurança”, destaca o secretário municipal de saúde, Dr. Paulo Rassi.

Saiba mais – O “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização realizada para chamar atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. O câncer pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).