Prefeitura de Aparecida realiza limpeza na região do Jardim Maria Inês

Por Gabriella Paiva

23 de fevereiro de 2024

Foto: Rodrigo Estrela

Foco de descarte de lixo irregular, local recebe limpeza. Secretário executivo do Desenvolvimento Urbano afirma estratégias traçadas pelo município para solucionar problema

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou uma força-tarefa de limpeza no Jardim Maria Inês nesta sexta-feira, 23. A operação precisou de 6 caminhões, uma pá carregadeira e servidores para executar a limpeza da região. O local é foco de descarte irregular de lixo, que vão desde entulhos e materiais de construção até eletrodomésticos.

Para Carlos Alberto, morador da região há 28 anos, as consequências são enormes. “São lixos que acumulam água, então tem a questão da dengue, além de proliferar outras coisas, como ratos. E falta de segurança também”.

Apesar do esforço da secretaria de realizar a limpeza, o lixo não para de aumentar. No último ano, foram realizadas cerca de oito forças-tarefa na região, mas o descarte incorreto ainda acontece no local.

“Nós vamos fazer agora o videomonitoramento para que as pessoas sejam identificadas e que parem de jogar esse lixo de forma desordenada da forma que estão jogando”, secretário-executivo de Desenvolvimento Urbano.

Além do videomonitoramento, um ecoponto será implantado no setor, onde funcionava a antiga Estação de Tratamento de Esgoto. Esse ponto de coleta recebe pequenos resíduos, por exemplo. “Então vamos criar aqui o Ecoponto, fazer um trabalho educativo e comunicativo, para que as pessoas possam descartar de forma regular esse lixo aqui”. De acordo com o secretário, o projeto já está em licitação e em breve será executado.

O descarte irregular é configurado como crime ambiental, passível de reclusão e multa, a depender do grau de infração. A Prefeitura reforça o papel fundamental da população para manter a cidade limpa. Para registrar denuncias, o morador pode acionar a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade pelos telefones 3238-7216/7217 ou via WhatsApp 98459-1661.