Prefeitura de Aparecida realiza mutirão para atualizar dados do CadÚnico

Por Lígia Mariani

24 de janeiro de 2025

Por Lígia Mariani

24 de janeiro de 2025


Foto: Rodrigo Estrela

Ação faz parte de força-tarefa promovida pelo Governo de Goiás, em parceria com as Prefeituras de Goiânia e Aparecida, para agilizar o cadastramento e recadastramento no programa

Na manhã desta sexta-feira, 24, durante o mutirão promovido pelo Governo de Goiás, em parceria com as Prefeituras de Goiânia e Aparecida, a Secretaria de Assistência Social realizou uma força-tarefa para atualizar dados no CadÚnico. A iniciativa beneficia famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso a programas sociais como o Bolsa Família, a tarifa social de energia elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação se estende até às 17h de hoje no Centro de Artes e Esportes (CEU) do Parque Flamboyant, localizado na divisa entre os dois municípios.

“Hoje, temos aí uma fila de espera de aproximadamente 2 mil famílias para atualizar o Cadastro Único. Se esse Cadastro Único não é atualizado, essas famílias perdem os benefícios. A nossa intenção e missão é fazer essa ação em outras regiões de Aparecida, para zerar essa fila de espera o mais rápido possível”, enfatizou a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

Aparecida de Goiânia está hoje abaixo da meta estabelecida pelo Governo Federal de manter 80% de todos os registros do CadÚnico atualizados. A inscrição ou atualização do CadÚnico, que é porta de entrada para vários programas sociais, deve ser feita em um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) ou na Secretaria de Assistência Social. O atendimento do CadÚnico é realizado regularmente em oito unidades em Aparecida (veja lista abaixo).

Movimento no mutirão é intenso nesta sexta-feira – Foto: Rodrigo Estrela

CadÚnico – O cadastro identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça o perfil socioeconômico de cada grupo familiar. Nele são registradas informações de domicílio, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Além disso, funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

Podem participar do Cadastro Único as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo, renda mensal familiar total de até três salários ou renda acima dessas, mas que estejam vinculadas, ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

UNIDADES DE ATENDIMENTO:

CRAS Vila Souza – Av. Nossa Senhora Aparecida, QD 02, LT 02, Vila Souza

CRAS Flamboyant – Av. Bela Vista, Praça Céu das Artes

CRAS Nova Cidade – Av. 21 de Abril, Setor Nova Cidade

CRAS Jardim Tiradentes – Rua 10, Jardim Tiradentes

CRAS Vera Cruz – Avenida V5, Praça CEU das Artes, Setor Cidade Vera Cruz

CRAS Setor Garavelo – Rua 15-C, QD 105, LT 05, Setor Garavelo

CRAS Madre Germana – Avenida Silvio Gomes de Melo, Setor Madre Germana

Secretaria de Assistência Social – Avenida B, QD K, Setor Araguaia

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)