Prefeitura discute implantação do projeto Desafio de Saúde em Aparecida

Por Camila Godoy

27 de abril de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Iniciativa visa desenvolver ações para controle e prevenção da obesidade e promover hábitos saudáveis no município

Representantes das secretarias de Saúde, Educação e Esporte, Lazer e Juventude se reuniram com o prefeito Gustavo Mendanha na tarde desta quinta-feira, 26, no Paço Municipal, para discutir a implantação do projeto Desafio de Saúde, em Aparecida. A iniciativa partiu do prefeito, que quer desenvolver ações em toda a cidade para controle e prevenção da obesidade, promovendo hábitos saudáveis. A previsão é lançar o projeto no próximo mês e realizar dois ciclos do programa ainda neste ano.

“Esse projeto visa não só a redução de peso da população, mas uma mudança de estilo de vida que refletirá diretamente na diminuição dos impactos das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. É uma iniciativa que promove saúde e incentiva a prática do esporte, do lazer e do bem-estar da sociedade, além de fortalecer o vínculo da família com a escola e o trabalho integrado das secretarias municipais”, afirmou o prefeito, bastante entusiasmado com a proposta. Ele garantiu que será o participante nº 1 do projeto para ser exemplo aos moradores de Aparecida.

O secretário interino de saúde, Alessandro Magalhães, participou da reunião e enfatizou sobre como as atividades de prevenção costumam ser eficazes na saúde pública. Marília Araújo representou a Secretaria de Educação e reforçou sobre como os espaços escolares estão abertos para a melhoria de vida da comunidade.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, também esteve presente e defendeu: “Os moradores de Aparecida já têm à disposição diversos locais para se exercitarem, são mais de 50 academias, diversas ciclovias e pistas de caminhada. Contudo, é necessária uma ação mais intensa, que ofereça qualidade de vida e saúde para aquelas pessoas que ainda não utilizam esses espaços. Esse projeto tem tudo para crescer e alcançar toda a cidade”.

O projeto

A proposta apresentada na reunião prevê a oferta de atividades físicas em escolas municipais, duas vezes por semana, para a população aparecidense que sofre com a obesidade e com a hipertensão, diabetes ou colesterol alto. Os participantes receberão ainda o acompanhamento de profissionais da saúde durante seis meses, período de duração de cada ciclo do projeto, e a realização de exames específicos. Serão oferecidas 150 vagas para pais de alunos das escolas participantes e outras 50 vagas para servidores da prefeitura.

Além das atividades regulares, serão realizados os Desafios de Saúde pela cidade em momentos diferentes, incluindo caminhada, corrida e aula zumba. Os participantes que se envolveram com as ações e que mais conquistarem resultados efetivos serão premiados. A ideia também é divulgar e disponibilizar outros serviços de saúde.