Prefeitura doará ao Judiciário espaço destinado à Casa do Albergado

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena

Aparecida de Goiânia, 04 de abril de 2017 – Em visita ao Fórum do setor Araguaia, proposta pela juíza Liliam Margareth da Silva Ferreira Araújo, titular do Juizado Especial Criminal de Aparecida de Goiânia, e realizada nesta terça-feira (04), o prefeito Gustavo Mendanha firmou parceria para doação de um espaço público destinado à implantação da Casa do Albergado do município.

O encontro reuniu ainda o diretor do Foro da Comarca de Aparecida de Goiânia, Leonardo Fleury; o promotor Spiridon Anyfantis; o instrutor do Setor Interdisciplinar Penal (SIP), Gilberto Alves Santana; a psicóloga do SIP, Daiana Deiehl e demais membros da equipe judiciária; além dos secretários Rodrigo Caldas (Educação e Cultura), Geferson Aragão (Esporte e Lazer), Hanléryo Arantes (executivo de Juventude) e Sebastião Martins  (executivo de Meio Ambiente).

O local destinado à casa ainda será definido pela Prefeitura, e a cessão também precisa ser acatada pelo Governo do Estado de Goiás, por meio da Procuradoria Geral do Estado. “Todos os tipos de contravenções penais e crimes são julgados aqui, no Juizado Especial Criminal, que é o maior do Estado. E o julgamento é apenas um passo. Temos que reiserir essas pessoas à sociedade, o que é feito por meio de programas, onde os apenados possam passar por palestras, orientações que mudem seu conceito de cidadania e depois ser encaminhadas de alguma forma”, enfatizou a juíza Liliam Margareth.

As ações tratadas no Juizado, segundo a magistrada, incluem desde crimes como tráfico de drogas, a crimes de trânsito, jogos de azar, rinhas, e crimes de Meio Ambiente, muitas vezes convertidos em serviços comunitários e outras penas alternativas. Por esse motivo, o objetivo da visita foi também apresentar ao atual prefeito de Aparecida os programas que já vinham sendo realizados em parceria com o Poder Executivo na recuperação dessas pessoas, reafirmá-los e ampliá-los. A Casa do Albergado será um desses instrumentos, onde os reeducandos receberão orientação, suporte e terão o cumprimento de suas penas fiscalizado.

“De nossa parte, o compromisso está feito. Dentro das nossas limitações, estamos sempre à disposição, e o objetivo é exatamente esse, unir forças de todas as instâncias em torno da pacificação da cidade”, endossou o prefeito Gustavo Mendanha. Durante a reunião, ele aproveitou inclusive para informar sobre um projeto, ainda em estudo, que pretende implantar em Aparecida, que é a Grande Aliança pela Paz.

Grande Aliança pela Paz

Reunindo todos os poderes, além da sociedade organizada, o projeto prevê inicialmente dez diretrizes básicas que nortearão principalmente ações de educação familiar e prevenção, refletindo diretamente na redução dos índices de criminalidade da cidade. “Gostaríamos de iniciar esse projeto com um grande fórum de debates, onde o próprio Ministério Público poderá nos auxiliar pensando soluções. Já temos alguns pilotos que existem em outras cidades e pretendemos copiar, mas tudo pode ser ampliado e reavaliado com ajuda de parceiros”, explicou o gestor.

Ações como a criação da Escola de Pais para jovens e Escola de Negócios são algumas dessas metas. “Outro projeto é para que a família adote seu próprio filho, porque hoje infelizmente a criminalidade tem adotado nossas crianças e jovens, e os pais delegam muito à escola o papel de educar. Já a Escola de Negócios seria outra ação, com enfoque no incentivo ao empreendedorismo nas regiões mais carentes, algo importante para fomentar as pessoas que, por falta de uma opção, entram na criminalidade”, enumerou Gustavo Mendanha, reforçando também a participação da sociedade como um todo.

“Aparecida tem hoje pelo menos 2 mil igrejas formais, de diferentes segmentos, que também podem se tornar cada uma delas um ponto pela paz. E isso inclui os Lyons Clubes, Maçonaria, Rotary, e as próprias associações de moradores. Se conseguirmos isso, será um feito inédito e Aparecida será pioneira na criação de um pacto tão abrangente”, completou.

Presente no final da reunião, o diretor do Foro da Comarca de Aparecida de Goiânia, Leonardo Fleury, agradeceu a disponibilidade da administração municipal em auxiliar na construção da Casa do Albergado e colocou a equipe judiciária também à disposição do município. “Era (a Casa do Albergado) o que faltava para auxiliar no cumprimento das penas aqui em Aparecida”, reiterou. A reunião foi concluída com a troca de documentos sobre os projetos já empreendidos pelo Poder Judiciário, em parceria com o Executivo, para análise de ampliações e aprimoramentos por parte da equipe de governo da Prefeitura de Aparecida.