Prefeitura e Câmara realizam 2ª Ação Conjunta de Combate à dengue

Foto: Valdir Antunes (Secom)

Aparecida de Goiânia, 13 de maio de 2015 – Foi aberta nesta quarta-feira (13), na Avenida Independencia, no setor Cidade Livre, a segunda Ação Conjuta contra o mosquito transmissor da dengue realizada entre a Câmara Municipal de Vereadores e a Prefeitura de Aparecida, a fim de conscientizar a população sobre os riscos e a prevenção da doença.

Idealizado pelo vereador Ezizio Barbosa (PMDB), o movimento conta com a participação de 160 servidores das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Regulação Urbana, SMTA, Semma e Corpo de Bombeiros. “Iniciativas como essas são muito importantes e precisam ser defendidas por todos. É preciso unir forças entre a administração pública e a população a fim de evitar a doença, porque todos estamos sujeitos à ela. Os vereadores estão atentos para ajudar a população e vamos unidos continuar lutando contra a dengue”,enfatizou o Prefeito Maguito Vilela.

De acordo com o idalizador da ação, o objetivo principal é salvar vidas. “Por isso chamamos a atenção da população, para que o cidadão comum venha participar e cuide de seus quintais. Essa é uma pareceria entre o Poder Legislativo e Executivo para combater o mosquito, mas sem a participação do cidadão não vamos conseguir acabar com a dengue. É importante que todos façam a sua parte”, ressaltou Ezízio.

O trabalho teve início com distribuição de  panfletos educativos e abordagens à população. Nas conversas, os voluntários alertaram sobre cuidados que são necessários para evitar os criadouros e a doença. Enquanto isso, agentes de epidemiologia continuaram os trabalhos de visita aos domicílios da região,  para verificar e eliminar a existência de focos do mosquito.

Aproximadamente dez bairros serão atendidos por esta segunda ação conjunta nos próximos dias. Mas os mutirões de combate à dengue, realizados pela administração, são frequentes. Somente este ano, foram realizados 18 e eles continuarão até o final do ano.

INCIDÊNCIA – De acordo com a secretaria de Saúde, o setor Cidade Livre é um bairro que apresenta alto índice da doença e, por essa razão, recebe o reforço dos trabalhos de prevenção, que pretendem evitar que o número de casos na região aumente ainda mais. Segundo a secretária Vânia Cristina, foram registrados em Aparecida mais de 9 mil casos da doença este ano em Aparecida. Ela ressalta que os maiores focos estão nos domicílios,daí a importância da participação da população. “Precisamos continuar nessa luta importantíssima de conscientização da população, para reforçar o trabalho do poder público”, frisou a secretária.

“Sempre que posso converso com meus vizinhos”

Moradora do Setor Conde dos Arcos, Sueli Fátima, parabeniza a ação e descreve como faz a sua parte para evitar que o mosquito se prolifere. “É importatissímo ações como essa, para aletar os moradores porque nem todo mundo faz. Eu limpo meu quintal e não deixo água parada. Coloco tudo em sacos pláticos para o caminhão da coleta recolher. Todos em casa já estivemos com a doença e sabemos que ela pode até matar, por isso sempre que posso converso com meus vizinhos e se precisar, chamo  tembém a equipe de Epidemiologia”, relatou a moradora.

Participaram do evento, o presidente da Câmara dos Vereadores Gustavo Mendanha (PMDB) e os vereadores Ezizio Barbosa (PMDB), Vanderlito de Oliveira, o Vandinho (PTC), Eder do Eskinão (PHS), Rosildo Manoel da Silva (PP), Pastor Claudio Nascimento (PRB) e Jadson Corcelli (PSL), além dos secretários Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano) Valdemir Souto (SMTA), José Ribamar (Assistência Social) e Adriano Montovani (Trabalho, Emprego e Renda).